Afinal o que é o TRADE OUT?

Imagem Taxa de Juros

 

Quando trabalhamos com instrumentos alavancados o risco de perder mais do que o saldo que se possui na conta e real.

 

Isto se dá pelo fato da alavancagem permitir operar volumes financeiros em que qualquer movimento brusco, de um ou dois segundos é suficiente para gerar um prejuízo que excede muitas vezes o saldo da conta.
Por esta razão que os brokers que atuam como intermediários entre os bancos e investidores recorrem a mecanismos de proteção como o TRADE OUT visando evitar que os clientes percam mais do que possuem e deixem eles com a conta para pagar, ou seja controlando o Risco que o próprio broker assume dos clientes perante o mercado ao fornecer a alavancagem.

Assim sendo o TRADE OUT e um determinado nível de margem  estabelecido pelo Broker o qual uma vez alcançado dispara o fechamento das ordens abertas na devida conta de negociação. O TRADE OUT por principio inicia

o fecho das ordens com maior resultado negativo, desta forma vai sendo liberado margem que permite recompor o nível de margem para quem sabe ainda ser possível manter algumas das demais operações abertas.

 

Lembrando para quem ainda não sabe, nível de margem % = Equity (valor Liquido) / Margem.

 

O nível estabelecido de TRADE OUT costuma ficar entre 80% a 100% ou mais para o mercado de Futuros DMA, e entre 30% a 50% para o mercado de CFDs OTC.

Embora o objetivo principal seja o de evitar que uma conta de negociacao entre em campo negativo muitas vezes diante de movimentos amplos e bruscos do mercado por mais que o TRADE OUT seja acionado ainda assim as contas negativam.

Isso acontece porque o movimento foi tao violento e rápido que mesmo quando acionou o TRADE OUT o preço que este conseguiu ao disparar o fecho das ordens ao mercado estava muito pior do que o necessário para evitar o balanço negativo.
Por isto que a melhor coisa e nem contar com a existência do mesmo como proteção para sua conta. Eu busco dentro da minha gestão de risco manter meu nível de margem o mais elevado possível dependendo do perfil da estrategia que estou a utilizar, ou seja, estrategias agressivas procuro manter no minimo 500% para fazer uso ao máximo do capital em conta e ainda assim estar de certa forma tranquilo em relação ao s soluços do mercado e estrategias conservadoras busco manter o minimo em 1000% pois estas costumam contar com operacoes de médio e longo prazo e a manutenção da operacao aberta é essencial para que ela chegue no seu objetivo.