Bolsa x FX (qual proporciona a melhor condição para o Trade)

Sucesso nos Investimentos

Somente visitando a City Londrina com suas inúmeras ruas e travessas, todas empilhadas de nomes da alta finança, que pude me dar conta da concentração de grandes instituições financeiras em um mesmo local e assim tive como entender o porque de grandes centros financeiros contarem com um volume tão elevado de valores transacionados no dia a dia do mercado.

Importante termos em conta a consequência principal de um mercado conseguir concentrar um alto volume de negociações, a LIQUIDEZ.

A liquidez é o fator que permite que negociações sejam executadas rapidamente abrindo espaço para novas negociações. Isso proporciona dinamismo e traz segurança aos participantes do mercado uma vez que eles sabem que dificilmente terão dificuldades em tal mercado de encontrar alguém interessado a ser sua contra-parte em uma negociação, tornando continuo o fluxo de participantes com novos trades e preços.

Levantando os Volumes transacionados nos diferentes mercados de ativos financeiros no mundo vemos facilmente que o maior mercado em termos de volume transacionado diário é o Mercado Forex, que movimenta em torno de 5.4 trilhões de USD todos os dias. Só para termos uma noção da grandeza deste dado, mercados importantes como o de Nova York ou Tóquio conseguem durante períodos de boa movimentação atingir cerca de 54 bilhões de USD, enquanto que a BOVESPA (em dia bom com vencimento de opções ou do índice Futuro) consegue movimentar 2.2 bilhões de USD.

E a City Londrina é o que é por não só corresponder a 45% do volume do Mercado FX com sua negociacao diária (de trilhões) mas também pelos volumes que são transacionados nas suas bolsas de ações, commodities, títulos e seguros.

Por isso que para um trader a performance de uma estratégia varia em função do mercado no qual ela trabalha. Digo isto pois já tive muitos exemplos de uma estratégia que era desenvolvida para trabalhar no Índice Futuro da BOVESPA, que já tinha sucesso ao migrar para um ativo com mais liquidez como o DAX alemão ou o EURUSD conseguir melhorar a performance em até 10x. A razão é clara, ao sair de um mercado com volume reduzido de transações e por consequência de grandes participantes para um mercado de grandes proporções as oportunidades de trade aumentam assim como os sinais de analise técnica costumam ficar mais claros.

Também em mercado de maior liquidez conseguimos ter a segurança de que grandes grupos não estarão manipulando o mercado, o que prejudica os sinais que uma determinada estratégia indica.