Verdades sobre a Previdência Privada em comparação com a Renda Variável (Gestão Passiva e Gestão Ativa do Patrimônio)

Ao ser questionado sobre a conveniência de se lançar em um Plano de Previdência Privada por um conhecido fui obrigado a passar-lhe tudo que vejo de aspectos positivos e negativos desta modalidade de investimento e a comparação com outras categorias de investimento, principalmente a Renda Variável.

A Previdência Privada foi a alternativa encontrada pelos governos para cobrir o rombo que o equivalente Público traria com o envelhecimento da população.

Suas virtudes esta tanto na sua característica de Longo Prazo assumindo um perfil mais Conservador quanto ao Risco dos investimentos, quanto na Disciplina que aplica aos participantes ao forçar a Poupança.

No entanto essa solução esconde detalhes que não se deve negligenciar afinal podem tornar o Plano de Previdência Privada pouco competitivo quanto a outros investimentos financeiros. Deve-se atentar para fatores como:
– Carência do Investimento: você pode ficar com o dinheiro bloqueado por longo tempo e contar com descontos altos para a redenção antecipada do capital;

– Rentabilidade: certos planos não contam com uma boa gestão e passam muitos períodos com rentabilidades baixas perdendo em muitos momentos para a Poupança.

– Segurança: embora preze por um perfil conservador nada impede que a imprudência da gestão leve a perdas do patrimônio. Também este tipo de investimento não esta coberto pelo FGC (Fundo Garantidor do Crédito) que é o fundo do governo para estabilidade do sistema financeiro que cobre diferentes classes de ativos até R$250.000,00 por CPF.

 

Desta forma quando comparamos este instrumento de Gestão Passiva do patrimônio com opções de Gestão Ativa vemos que o risco que esta segunda opção agrega se for dominado e controlado faz valer a pena meter a mão na massa e se esforçar na alocação inteligente destes ativos através de estratégias de investimento.

A opção mais conhecida para desenvolver uma gestão ativa é o mercado de Renda Variável onde contamos com uma diversidade grande de ativos com os mais variados perfis de risco, liquidez e retorno.

O importante como discutimos ao longo das nossas conversas para pode utilizar tais instrumentos na busca de um rendimento diferenciado de forma consistente está em contar com ferramentas de gestão de risco bem apuradas e boas estratégias para alocar de forma inteligente seus investimentos.