Verdades sobre o Stop Loss e Take Profit

Uma operação começa pela definição do Risco que ela aportará a conta. Controlar o risco significa definir objetivos e níveis de perda máximos. Para tanto o trader dispõe de ferramentas presentes nas plataformas de negociação das corretoras. Hoje eu quero falar sobre duas delas:

Stop Loss e Take Profit (posso confiar neles?)

 
Existe garantia de Stop Loss e Take Profit?
 

A resposta causa surpresa afinal é NÃO, não existe maneira de garantir nem Stop Loss Nem Take Profit ao trabalharmos com execução de mercado e já digo o porquê.

No verdadeiro mercado Financeiro, estejamos falando de mercados centralizados (Bolsas e Darkpools) ou descentralizados (OTC – Interbancário no caso do FX), os níveis estipulados de STOP LOSS e TAKE PROFIT nada mais são do que valores que uma vez alcançados irão lançar uma ORDEM À MERCADO para fechamento daquela posição.

Uma ORDEM À MERCADO para quem não sabe como funciona é uma ordem que busca o melhor preço disponível naquele determinado momento para fechar uma operação. Abaixo a definição da INVESTOPEDIA para esta:

http://www.investopedia.com/terms/m/marketorder.asp

Em momentos normais do mercado com este contando com bastante liquidez ambos SL e TP acabam sendo executados nos níveis desejados, no entanto durante momentos de notícias quando a volatilidade aumenta e a liquidez cai drasticamente é bem provável que sua ordem seja fechada à um nível longe do desejado (esse escorregão entre o preço desejado e o preço disponível, também chamado de SLIPPAGE pode ser tanto positivo quanto negativo).

Desta forma fica a dica para quem busca trabalhar momentos de NOTÍCIAS ou ABERTURA e FECHAMENTO dos mercados futuros, onde é normal o aumento da volatilidade. Por isto teste sua estratégia primeiro em Demo, faça um estudo do Slippage médio que existe para o momento que desejas negociar e adapte o seu Setup levando em conta o mesmo.