A importância de ter controle emocional no mercado financeiro

“Manter a calma é sinal de sabedoria”, dizem. Ter controle emocional quando as coisas ficam difíceis é essencial para resolver as situações da melhor forma. É assim na vida. É assim no mercado financeiro.

Quem lida com ações nunca sabe o que esperar quando o dia começa. E é por isso que ter um bom preparo psicológico é tão importante nessa área. Existem muitas características que um trader precisa ter. Mas ter controle de ansiedade talvez seja a principal delas (há quem diga que é 80% controle emocional e 20% técnica). Selecionamos aqui algumas dicas para te ajudar:

Foco

O mercado é muito imprevisível. O que significa que você não pode ser. Defina bem as suas metas, o seu plano de ação. O que você quer como trader? Que tipo de resultados você espera? Isso vai te fazer assumir responsabilidade pelos seus ganhos e suas perdas. Para traçar os objetivos, é necessário estudar bastante, conhecer o mercado onde você vai operar, quais horários vai fazer isso e quanto você está disposto a perder (quais os seus limites). Esse foco vai te dar mais estabilidade e tranquilidade, já que você está ciente do que quer. E também vai te garantir motivação para seguir.

Resiliência

Saiba como lidar com as perdas (porque elas vão acontecer, mesmo tendo algum conhecimento e análises bem feitas). Aceite que a perda faz parte do jogo, até para os grandes traders de sucesso. Alguém só pode ter ganhos se alguém tiver perdas. Portanto, dias ruins também vão surgir. Não se desestabilize, não sinta raiva quando isso acontecer, nem se apegue a este resultado ruim ou leve para o lado pessoal. Aproveite esses dias para refletir e analisar seus erros.

Humildade

Da mesma forma que não é bom perder a compostura nos dias ruins, também não é sensato se empolgar demasiadamente nos dias bons. Nos dias de ganhos, continue mantendo o foco. Lembre das suas metas de curto e de longo prazo (a ver com o tópico 1, foco).

Autoconhecimento

Identifique seus pontos fortes e fracos, para que eles não sejam dominantes nas suas ações como trader. Isso acontece através da auto reflexão, auto análise, ou com ajuda de especialistas, como terapeutas e coachs. Saiba identificar quando a ansiedade surge, o que pode estar por trás do medo de perder, entre outras questões. Isso tudo vai te ajudar a operar melhor.

Gostou das dicas e quer ficar atualizado sobre todas as novidades do Mercado Financeiro? Acesse nosso blog e confira os conteúdos.

Categorias

Área de Membros (100% GRATUITA)

Conteúdo Exclusivo para Assinantes da

Área de Membros

(100% GRÁTIS)