5 dicas incríveis para o Day Trader iniciante

O Day Trade é uma das estratégias existentes atualmente no universo do trading. Nela, abrimos e fechamos uma posição no Mercado Financeiro no mesmo dia. Isto é, você não pode carregá-la por mais de 24 horas, pois ela deixa de se enquadrar nessa categoria – como ocorre no Swing Trade, por exemplo.

Nesse formato, o Day Trader tem, portanto, uma atuação de curtíssimo prazo, algo que exige um bom filtro das oportunidades. Você ainda está começando na atividade? Nós preparamos algumas dicas especiais para acelerar o seu desenvolvimento no Mercado Financeiro.

 

5 dicas incríveis para o Day Trader iniciante

Dica #1: comece com pouco dinheiro

É normal que, no começo da sua atividade como trader, você se empolgue com os resultados de lucro. Assim, quer logo aumentar a quantidade de capital em cada operação. Esse, no entanto, não é um comportamento recomendável. Quando você encontrar uma variância negativa, também vai acabar perdendo mais dinheiro.

Além disso, é bem comum que você tenha prejuízo com as suas primeiras operações. Isso porque, sem a devida experiência, ainda não conhece critérios técnicos e mentais para trabalhar da maneira correta no mercado.

Sendo assim, o ideal é não exagerar na quantidade de dinheiro que você separa para começar no Mercado Financeiro. Dessa forma, caso os resultados não sejam bons, ao menos a perda financeira é baixa. E isso não o desanima a seguir aprendendo e evoluindo.

 

Dica #2: cuidado com a alavancagem

Outra situação que é permitida para um Day Trader é solicitar uma alavancagem. Essa é a situação em que a sua corretora permite que você use mais dinheiro do que possui na conta.

A alavancagem é muito útil para aumentar a velocidade dos seus ganhos. Isso é especialmente válido quando você ainda está construindo o seu capital para trabalhar. Por outro lado, quando o mercado não confirma a sua expectativa inicial, também são altas as perdas.

Se você ainda está começando, é bem normal ter um erro de avaliação e abrir uma posição ruim. Nesse caso, ao operar alavancado, você pode destruir o dinheiro que tem na sua conta. Mais um motivo para começar com pouco dinheiro e, reforçamos, tomar muito cuidado com o uso da alavancagem.

 

Dica #3: acompanhe o mercado

Essa é uma dica valiosa para o Day Trader iniciante. Uma das melhores formas de se desenvolver como trader, independentemente da estratégia utilizada, é acompanhar o mercado. É o que se chama de “tempo de tela”: quanto mais tempo você observa os movimentos do Mercado Financeiro, mais se acostuma a ele e identifica alguns padrões.

No começo, vale até esquecer um pouco sua conta e apenas analisar o que acontece com o preço dos ativos. Selecione alguns deles e comece a monitorar seus gráficos e comportamentos. Não há necessidade de investir nesse momento – embora seja importante fazê-lo posteriormente para ir treinando o seu controle emocional.

 

Dica #4: prepare-se para altos e baixos

O trading é essencialmente uma atividade de renda variável. Como o próprio nome sugere, isso significa que ela varia tanto para cima quanto para baixo. Portanto, é normal lidar com momentos em que tudo dá certo e você ganha muito dinheiro. Assim como há situações em que o mercado vai te castigar e reduzir o seu capital.

Para lidar com esses altos e baixos na vida de um Day Trader, você precisa estar preparado. E, além disso, deve estar consciente dos riscos que a atividade oferece. Não seja ansioso para ganhar dinheiro logo, nem crie a expectativa de que sua conta terá um saldo sempre crescente. Não é assim que funciona, e é importante entender que o foco deve estar no longo prazo.

 

Dica #5: estude bastante antes de começar como Day Trader

Por fim, nossa última recomendação é que você estude bastante antes de começar a investir de verdade. O conhecimento é o maior aliado de qualquer profissional para um bom desempenho. E, claro, não seria diferente para um Day Trader iniciante.

Gostou das dicas para o Day Trader iniciante? Nós podemos te ajudar com esses primeiros passos no Mercado Financeiro. Temos um curso gratuito, o ABC do Trading, criado justamente para compartilhar os conceitos mais importantes para a atividade de um trader. Aproveite!