Quanto poupar por mês para começar a investir no Mercado Financeiro?

Quanto poupar por mês para começar a investir no Mercado Financeiro?

Investir é uma atividade praticamente universal. É claro que nem todas as pessoas do mundo têm condições financeiras para conseguir chegar a poupar, mas boa parte delas não o faz apenas por falta de organização e disciplina.

A verdade é que economizar e investir são processos fundamentais para quem possui educação financeira. Essa é, afinal, a melhor forma de começar a gerar patrimônio, algo que é essencial pensando no futuro — especialmente para quem deseja acumular riqueza que seja utilizada como aposentadoria.

Até mesmo por esse pensamento, é natural que a maior parte da população sinta uma maior atração pela segurança dos ativos de renda fixa. No entanto, a renda variável é um caminho excelente para quem deseja diversificação e rentabilidade, ajudando a acelerar o crescimento do patrimônio.

É por isso que hoje nós queremos falar sobre quanto poupar para começar a investir no Mercado Financeiro e aproveitar as melhores oportunidades.

Por que investir no Mercado Financeiro?

Em alguns países, especialmente com histórico mais conservador, é normal que exista um certo preconceito com ativos de renda variável. A razão para isso é porque, da mesma forma que eles apresentam potenciais lucros bem atrativos, existe o risco de perder dinheiro.

No entanto, tudo isso é amplamente administrável se você trabalha com estratégias de diversificação de investimentos. Desta forma, aliás, é possível maximizar os ganhos, sem expor o seu capital à volatilidade de um ativo apenas.

E, ao contrário do muita gente imagina, começar a investir em ativos de renda variável não é uma exclusividade dos ricos. Hoje em dias é possível começar a investir com pouco dinheiro — e muito menos do que você mesmo pensa.

Quanto poupar por mês para investir no Mercado Financeiro?

O Mercado Financeiro é sempre uma grande referência associada à renda variável. Nele, você tem uma série de ativos para comprar e vender, podendo negociá-los com outros operadores.

E muitos desses ativos custam apenas alguns reais, sendo extremamente acessíveis para diferentes perfis de investidores. Ou seja, caso você comece a se policiar para poupar mensalmente, rapidamente terá um capital que permita trabalhar com diversos ativos de características opostas, compondo uma carteira equilibrada.

E neste ponto entra a pergunta central do artigo: quanto poupar por mês para investir no Mercado Financeiro? A resposta é muito particular e depende diretamente da sua disponibilidade de recursos e do seu grau de endividamento.

Também não podemos citar um valor monetário, afinal cada leitor tem a sua realidade e o que pode ser pouco para você, pode ser muito para um terceiro. No entanto, é possível trabalhar com percentuais do seu ganho.

Experimente, por exemplo, poupar 10% ou 15% todos os meses dos seus rendimentos. Em menos de um ano, você já terá reservado um mês inteiro de salário apenas para seus investimentos. E olha que esse é um percentual baixo. Quanto mais você poupar, mais terá para investir.

O importante é criar um planejamento financeiro e, mais do que isso, cumpri-lo. Leve a sério a criação desse saldo para que seja possível investir cada vez com mais capital dentro do Mercado Financeiro.

Em quais ativos investir no Mercado Financeiro?

Ao começar a poupar e a investir o seu dinheiro, você logo tomará gosto pela atividade. São, afinal, diversas opções de ativos. Ao iniciar a vida como investidor, comece avaliando o seu perfil. Entenda os objetivos com o capital, qual a sua aderência ao risco e como lida com eventuais perdas.

Quanto mais agressivo o seu perfil, maior a chance de você gostar de trabalhar no Mercado Financeiro. Por outro lado, se você não se sente bem com a chance de perder dinheiro, pode focar a maior parte em ativos mais conservadores, deixando apenas uma parcela do seu capital para operações de risco.

Por fim, não menospreze o conhecimento para realizar uma boa tomada de decisão. Muita gente tem medo de investir por não conhecer o Mercado Financeiro. Assim, focar nos estudos é um bom começo, antes mesmo de aplicar os seus recursos.Se você sente que precisa de uma ajuda nesses primeiros passos, fica o convite para conhecer o nosso treinamento gratuito ABC do Trading. Nele, compartilhamos diversos ensinamentos básicos sobre o Mercado Financeiro, algo que certamente ajudará muito nos primeiros passos com as suas economias.