Eu preciso ficar o tempo todo acompanhando a Bolsa de Valores?

eu-preciso-ficar-o-tempo-todo-acompanhando-a-bolsa-de-valores

Todo iniciante no Mercado Financeiro possui suas dúvidas. Alguns querem aprender o funcionamento do mercado, outros buscam as melhores estratégias. E, no meio do caminho, surge aquela clássica questão: será que eu preciso ficar o tempo todo acompanhando a Bolsa de Valores? É isso que fazem os profissionais?

Se essa é uma dúvida que você tem no seu dia-a-dia como trader, então chegou ao lugar certo. Hoje, vamos debater um pouco sobre essa questão e como equilibrar a sua disponibilidade de tempo com os seus resultados.

É necessário ficar acompanhando a Bolsa de Valores o tempo todo?

Vamos diretamente para a pergunta central do nosso artigo. E já adiantamos que a resposta é negativa: você não precisa ficar 24 horas por dia vidrado na tela do seu computador para ganhar dinheiro no Mercado Financeiro. Essa prática aliás, sequer é recomendável pensando na sua saúde, como veremos adiante.

O fato é que, em primeiro lugar, a Bolsa de Valores tem horário de funcionamento definido em diferentes pontos do mapa. Assim, ao contrário do Mercado Forex, você pode trabalhar os seus trades no mesmo horário em que o seu mercado estiver aberto, deixando o restante das horas para outras atividades.

Apesar disso, mesmo durante o período em que a Bolsa de Valores está aberta, você não precisa se ver obrigado a manter sua atenção na tela todos os dias do ano. Os preços oscilam a todo o instante e, portanto, o mais importante é ter atenção no momento em que você estiver operando no Mercado Financeiro.

Por que os iniciantes pensam que é preciso ficar acompanhando a Bolsa de Valores o tempo todo?

Uma das principais razões pelas quais as pessoas querem ficar o tempo todo na tela do computador é por conta das oportunidades. Há, psicologicamente, uma falsa ideia de que, ao não estar diante da sua tela, você deixará passar aquele trade perfeito e altamente lucrativo.

Na prática, contudo, não é bem assim que funciona. As oportunidades aparecem a todo o momento, em todos os dias. Desta forma, é mais importante saber filtrá-las do que ter a crença de que a grande chance vai aparecer justamente enquanto você estiver ausente. Isso é, na verdade, um gatilho mental que criamos nas nossas operações.

Ademais, ainda que um grande rompimento de tendência se apresente, nada garante que você estará posicionado no mercado para aproveitá-lo. Pode acontecer de, mesmo enxergando a oportunidade, você hesitar. E, portanto, acreditar que vamos aproveitar todas as chances que surgem é uma grande besteira.

Como acompanhar a Bolsa de Valores o tempo todo pode atrapalhar seu desempenho?

As oportunidades não são o único motivo pelo qual você não deveria acompanhar a Bolsa de Valores o tempo todo. Há também, conforme adiantamos, uma razão técnica para isso: a sua saúde.

É normal, quando ainda estamos começando no universo do trading, querer operar a maior quantidade de tempo possível. Isso pode ser até positivo no sentido de dar maior experiência — algo que podemos chamar de “tempo de tela”. No entanto, junto com isso vem o cansaço e o estresse.

A probabilidade de você abrir posições ruins quando opera cansado aumenta consideravelmente. Já não é tão simples tomar decisões, os números parecem embaralhar e há ainda uma carga emocional dos resultados obtidos até então.

Por fim, não podemos ignorar o fato de que o trade é, para muitos, a sua principal atividade profissional. Só que há uma vida por trás do computador. Não se esqueça de dar atenção aos seus amigos e familiares. Como em qualquer atividade, o segredo de um trader de sucesso está no equilíbrio.

De quanto em quanto tempo devo acompanhar a Bolsa de Valores?

Considerando que ninguém precisa ficar vidrado na Bolsa de Valores para ganhar dinheiro no Mercado Financeiro, a pergunta natural passa a ser de quanto em quanto tempo precisamos ficar de olho nas oscilações de mercado. E a resposta, como sempre, depende dos seus objetivos.

Se você é um trader, por exemplo, dificilmente vai manter posições longas. Sendo assim, é mais fácil acompanhar a Bolsa de Valores durante o tempo que você escolher para operar. Aqui, no entanto, vale a dica de criar uma rotina profissional. Ou seja, defina algum período do dia para operar, como se fosse um horário de trabalho tradicional. A rotina é importante.

Por outro lado, se você é um investidor que opta por trabalhar para o longo prazo, vale acompanhar periodicamente o desempenho dos seus ativos. Portanto, não há um modelo certo, mas sim o entendimento de qual é a melhor forma de acompanhar a Bolsa de Valores de acordo com os seus objetivos estratégicos.