Como um trader pode lucrar em momento de crise?

Como um trader pode lucrar em momento de crise?

Que a crise provocada pelo coronavírus trouxe fortes quedas para as Bolsas de Valores já não é novidade nem para os mais leigos! Os impactos financeiros, afinal, dominaram boa parte do noticiário geral ao longo dos meses de março e abril de 2020.

No entanto, nem todos os operadores de renda variável saíram perdendo nesse momento. Vale lembrar, quem vendeu no desespero precisou de alguém comprando na outra ponta. Hoje você vai entender como um trader consegue aproveitar para lucrar em momento de crise.

Como é possível lucrar em momento de crise?

Uma das vantagens de atuar como trader é poder lucrar em qualquer cenário do Mercado Financeiro. Com as Bolsas de Valores em alta, você pode comprar ativos e surfar na onda positiva da sua valorização. Ao mesmo tempo, em momentos negativos, torna-se possível estar vendido, ganhando com as quedas do papel.

E como isso é possível? Por meio do aluguel de ações, permitindo que você realize o que se chama de venda a descoberto. Vamos entender melhor esse conceito.

Uma operação de trading consiste, de maneira trivial, na compra de um papel seguida de uma venda posterior em um novo preço. De acordo com o encerramento da posição, você obtém lucro ou prejuízo. A venda a descoberto nada mais é do que a inversão dessa lógica: primeiro vendemos um ativo e depois recompramos, preferencialmente a um preço menor.

Para isso, claro, você precisa ter como alugar as ações. Afinal, como vai vender um ativo que você não possui? O processo é relativamente simples: muitos investidores de longo prazo não pretendem negociar seus papéis. Assim, em troca de uma pequena remuneração, eles permitem que os traders aluguem os seus ativos.

É por meio desse método que o trader consegue vender um papel que não possui, aproveitando-se tanto da alta do Mercado Financeiro, como explorar também momentos de pânico.

Como aproveitar os momentos de crise?

Se você acompanhou o cenário financeiro ao longo dos últimos meses, certamente presenciou uma grande volatilidade. Muitos papéis chegaram a cair mais de 10% em vários dias, assim como subir fortemente em dias seguintes.

Essa grande oscilação nos preços dos ativos tem uma razão básica: o pânico que o coronavírus trouxe ao mercado, com as decisões de lockdown pelo mundo. Assim, de maneira abrupta, muitos ativos tiveram seu preço afetado, mesmo que nem sempre houvesse uma lógica que validasse essas altas quedas.

Se você tem um bom controle emocional, pode perfeitamente aproveitar-se dos momentos de pânico do mercado para as operações de venda a descoberto, como explicamos no tópico anterior. No entanto, é preciso ser cirúrgico: os riscos também existem nesse tipo de operação.

Quais as vantagens da venda a descoberto?

A grande vantagem dessa abordagem do Mercado Financeiro é a ampliação de oportunidades ao longo do tempo. Mesmo em momentos de crise, como aconteceu em 2020, é possível ganhar muito dinheiro. Esse cenário é mais restrito para traders que atuam apenas comprados.

Além disso, como você viu, essa é uma metodologia que permite a negociação de ativos mesmo que você não os possua em carteira. Essa prática não é feita apenas em casos de venda a descoberto: você também pode operar com CFDs (Contratos por Diferença) de diversos ativos.

Quais os riscos de operar na baixa do Mercado Financeiro?

Apesar da teoria ser muito interessante para um operador de Mercado Financeiro, nem só de bons momentos vive o trader que tenta explorar um momento de baixa das Bolsas de Valores. Os riscos também existem e precisam ser devidamente ponderados.

O principal deles é a ausência de um limite de perdas. O que queremos dizer com isso? Simples: você não sabe até onde vai o seu prejuízo caso faça uma entrada ruim. É diferente de uma operação de compra, pois se a empresa quebrar, o preço cai a zero. Ou seja, temos um prejuízo de 100%.

Já em uma estratégia de venda a descoberto, o preço pode subir infinitamente. E o seu prejuízo só aumenta com o passar do tempo. Portanto, assim como em todo tipo de negociação do Mercado Financeiro, é fundamental definir um limite de perdas (stop loss).

Embora seja uma excelente forma de maximizar os ganhos nas suas operações, a venda a descoberto deve ser usada com cautela. Se você souber como explorar essa estratégia, poderá encontrar boas chances de lucrar em momentos de crise.