ARTIGO 3 dicas para uma transição bem-sucedida para a carreira de trader

Você estudou bastante, começou a operar e talvez esteja pensando se é possível deixar seu trabalho para viver apenas de trading. Isso é ótimo! Mas antes de falar para seu chefe tudo o que estava entalado na sua boca e pedir demissão, é importante avaliar como será sua transição para a carreira de trader. Confira 3 dicas valiosas para fazer uma transição de carreira bem-sucedida:

 

Inverta o funil de forma gradual

Antes de mais nada, o que é esse “funil”? É a maneira como você pode ver sua situação atual em relação ao trading. É provável que, no início, você não obtenha resultados como trader que cubram seu custo de vida e/ou seu salário atual. Então, atualmente você ganha mais do que ganharia se estivesse apenas realizando trades. Por isso, o ideal é inverter esse funil, ou seja: fazer com que os resultados no trading sejam capazes de cobrir seus ganhos atuais. Mas inverter esse funil não acontece da noite para o dia: requer muito aprendizado e prática.

 

Planeje sua transição

Muitos traders caem na armadilha de obter grandes resultados num dado momento e achar que isso será a regra. Assim, decidem largar tudo para viver de trading. Decisões drásticas de vida feitas do dia para a noite podem ter péssimas consequências, especialmente se você não estiver preparado para as coisas não acontecerem do jeito que você espera. A melhor maneira de fazer uma transição de carreira é gradual: comece acumulando capital que permitirá a você viver no seu padrão adequado (ou no mínimo que considera aceitável) por algum tempo, para o caso de imprevistos acontecerem. Sim, você tem que esperar que tudo vá dar certo, mas se preparar para o caso das coisas darem errado. Assim você tira a pressão de ter que ganhar a todo custo e tem margem para cometer erros e continuar aprendendo, até que a transição se complete.

 

Controle emocional é uma tarefa constante

Saber lidar com seu emocional é uma das coisas mais fundamentais para ser trader. Mas é importante entender que isso não é uma conquista de game que você desbloqueia e pronto, agora seu emocional está para sempre equilibrado. Controle emocional no trader é um trabalho constante, que fica muito mais acentuado quando você está na transição para viver de trading. E é justamente isso que muitas vezes te impede de realizar uma transição bem-sucedida. A melhor maneira de garantir um bom controle emocional é eliminar os elementos que possam gerar estresse. No caso da transição, as duas dicas anteriores (planejar sua transição e inverter gradualmente o funil) são ótimos pontos de partida, pois eliminam a pressão que você vai colocar em si mesmo de ter que ter resultados cada vez melhores para não voltar atrás. Essa pressão vai atrapalhar suas operações e, consequentemente, seus resultados.