Quais os principais critérios de análise para um trader abrir uma posição?

Toda operação de trading é embasada em algum tipo de critério ou análise — ou ao menos deveria ser assim. Se você tem o hábito de abrir suas posições com base apenas no seu feeling, a chance de erro aumenta bruscamente.

 

Não significa que seja errado usar da sua percepção de mercado, especialmente caso tenha algum tempo de experiência no Mercado Financeiro. No entanto, uma atividade meramente especulativa aumenta os riscos da operação, até mesmo considerando que há uma boa carga emocional que pode afetar esse tipo de decisão.

 

Portanto, para encontrar boas oportunidades, é muito importante que você tenha critérios de análise para abrir uma posição de trading. Vamos então conhecer os principais.

Quais são os principais critérios de análise para um trader profissional?

A seguir, vamos compartilhar algumas das principais ferramentas e observações que um trader com método deve aplicar nas suas operações financeiras. Contudo, nem todas são, necessariamente, obrigatórias. Isso dependerá diretamente do seu estilo e do seu perfil como trader.

1. Leitura de volume

O primeiro e principal critério de análise é encontrar uma observação sobre a força dos investidores. Isto é, estamos falando da força compradora e da força vendedora que, afinal, representam o comportamento dos traders no mercado e, consequentemente, trazem uma boa indicação do direcionamento de preço do ativo.

 

Imagine que, por exemplo, você tenha uma estratégia de trading que consiste na compra e valorização do ativo. Se existe uma força vendedora no mercado, com tendência de queda, não faz muito sentido executar a sua compra imediatamente. Talvez valha a pena seguir monitorando o mercado e realizar a operação ao identificar um aumento da força compradora.

 

Claro que, na prática, nem sempre é tão fácil assim identificar essas movimentações. No entanto, temos uma dica muito bacana para isso: o fluxo de ordens. Vale a pena ler um pouco mais sobre essa ferramenta que ajudará você a encontrar bons critérios de entrada e saída do mercado.

2. Estratégia

Outro ponto muito importante para um trader profissional é ter uma estratégia bem definida para suas operações. Embora pareça algo bastante óbvio, não são raros os iniciantes que saem apostando em diversas técnicas, sem uma definição a respeito do que fazer no Mercado Financeiro.

 

Sendo assim, ao elaborar uma metodologia, o trader consegue limitar seu campo de atuação e, portanto, este acaba por ser um segundo critério de análise na medida em que já há uma definição sobre os mercados, ativos e momentos em que há uma boa oportunidade.

 

Esse cenário inclui, obviamente, a elaboração de qual será o ponto de entrada da sua operação — seja em relação ao preço do ativo, ou ao momento adequado para abrir uma posição. Desta forma, reduzimos bastante o risco de abrir uma operação especulativa.

3. Potencial de ganho da operação

Uma vez que você tenha uma estratégia definida e há um sinal de volume que indique uma boa operação, outro bom critério de análise da posição é o potencial ganho da operação. Ou seja, qual a sua expectativa de lucro caso o mercado se comporte da maneira esperada.

 

Aqui, vale também um comparativo entre risco e retorno. Isto é, uma ponderação desse potencial ganho em caso de acerto, com a chance de perda em caso de erro. Saber como agir em cada cenário é fundamental para evitar que a ganância interfira na sua tomada de decisão.

4. Suporte e resistência

A leitura de volume é um indicador importante, mas não é a única ferramenta que um trader pode utilizar como critério de análise. As linhas de suporte e resistência também ajudam a entender o comportamento de um ativo, em especial quando elas são rompidas.

 

Vale lembrar, esses são os nomes dados aos valores mínimo e máximos que um ativo é negociado em determinado período de tempo. Quando o seu preço se aproxima desses valores, tende a recuar, sem seguir a tendência anterior. Isso, claro, até que ocorra um rompimento.

 

Estar de olho nesse quesito é mais uma boa forma de estabelecer critérios de análise, observando como o preço do ativo se comporta ao se aproximar desses valores.

Quer aprender mais sobre critérios de análise para um trader?

Esses são apenas algumas das ferramentas básicas que um trader pode usar como critério de análise na tomada de decisão sobre uma operação no Mercado Financeiro. Caso você queira conhecer mais alternativas de como estruturar suas posições, convidamos para começar o curso ABC do Trading, nosso treinamento online gratuito.