Qual a importância das ferramentas para o trader profissional?

Qual é a importâncias das ferramentas para o trader profissional? Elas são responsáveis pelos resultados lucrativos? O quanto eu deixo de ganhar ao trabalhar sem algum tipo de ferramenta? Essas são algumas dúvidas comuns do trader iniciante quando começa a conhecer o universo do trading.

 

Mas, afinal, qual é o peso que essas ferramentas de trading têm na tarefa de lhe ajudar a lucrar com o Mercado Financeiro? É o que tentaremos responder neste artigo, assim como apresentar algumas boas alternativas para você.

Qual a importância das ferramentas para trading?

As ferramentas utilizadas por um trader profissional são, como o próprio nome diz, ferramentas. Isso significa que estamos abordando instrumentos que, se bem utilizados, podem gerar bons resultados, auxiliando na tomada de decisão.

 

O problema é que, para muitos traders, elas soam como uma solução mágica para converter resultados negativos em positivos. Isso não é verdade. A qualidade do trading depende de você. As ferramentas contribuem sim para uma melhora de análise e maior velocidade operacional, mas não realizam milagres.

 

Portanto, se você ainda está começando, o primeiro passo para melhorar no trading é buscar por conhecimento e experiência prática. Estes sim serão dois grandes aliados para aprender sobre como ser um bom trader. Em um segundo momento, ciente do que deve fazer para ser lucrativo, as ferramentas podem ser adquiridas para complementar o trabalho.

Quais são as principais ferramentas para trader profissional?

Registro feito, podemos então partir para a lista das principais ferramentas utilizadas pelo trader profissional. Lembrando que você não precisa possuí-las para verificar bons resultados no seu trading. Por outro lado, elas podem ajudá-lo a melhorar a sua tomada de decisão.

1. Plataforma profissional

A primeira ferramenta utilizada por um trader profissional é, claro, uma plataforma adequada para a prática do trading. Essas plataformas não possuem apenas os ativos e seus respectivos preços, como acontece em boa parte das corretoras comerciais.

 

Aqui, falamos de uma ferramenta completa para trading, algo que engloba a oferta de diversos gráficos que contribuam com a Análise Técnica do trader. O objetivo é aproveitar desses dados para uma avaliação mais veloz e correta sobre as principais tendências do mercado.

 

Além disso, outro ponto importante de usar uma plataforma profissional está na agilidade. Tanto os dados dos ativos, como os gráficos, precisam ser atualizados no menor tempo possível. Assim, juntando essas informações, o trader consegue estar levemente adiantado no mercado. E, acredite, cada segundo vale ouro para o seu trading.

 

E quais seriam esses gráficos gerados para o trader? Podemos citar, por exemplo, as ferramentas de geração de médias móveis, linhas de tendência, leitura de volume e até as tradicionais linhas de suporte e resistência. Tudo apresentado de maneira bastante visual e simplificada para a tomada de decisão.

2. Leitura de volume

Já que falamos sobre leitura de volume, essa é outra excelente ferramenta para a atuação de um trader profissional. Ao identificar um crescimento no volume de negociações, podemos verificar uma reversão de tendência.

 

Isso acontece porque, geralmente, esse aumento significativo no número de operações no Mercado Financeiro representa uma disputa entre compradores e vendedores. Desta forma, ao ter esse tipo de ferramenta, o trader consegue identificar potenciais reversões de tendência.

 

Caso você queira entender mais sobre a leitura de volume e como ela pode ajudar a melhorar o nível do seu trading, recomendamos a leitura do artigo em que explicamos todo conceito dessa estratégia.

3. Robôs

Conforme a tecnologia cresce, mais oportunidades para automatizar operações ficam evidentes aos profissionais do trading. Uma delas está no uso de robôs nas posições do Mercado Financeiro.

 

O fato é que, em boa parte das vezes, as estratégias de trading apresentam alguns padrões. Uma vez que eles sejam identificados, torna-se possível programá-los para a repetição da técnica de maneira automática, sem a necessidade de que você esteja presencialmente disponível.

 

A grande vantagem de usar robôs como ferramenta de trading está justamente na automação da atividade. Além disso, o robô não sofre o impacto de questões emocionais, algo que pode vir a ocorrer com o ser humano. Por outro lado, é preciso de uma excelente programação para que ele não venha a cometer erros graves no mercado.

 

E essas são apenas três ferramentas gerais que os traders profissionais costumam utilizar nas suas operações. Você pode pesquisar sobre muitas outras que se adequem ao seu estilo de trading.

 

Lembrando que, caso ainda esteja começando na renda variável, pode conhecer o nosso treinamento gratuito ABC do Trading e aprender mais sobre as oportunidades de ganhar dinheiro no Mercado Financeiro.