Dicas para perder o medo do Day Trade

Muitos falam que é perigoso fazer Day Trade. Mas será mesmo? Alexandre Castro, professor da Unitrader e coordenador da YouTrading, dá dicas importantes para perder o medo na operação de Day Trade do dia a dia (receio que é bem normal, especialmente no início). A seguir, 3 dicas que vão te ajudar a ter mais segurança e tranquilidade: 

Encontre um bom mentor

Encontre uma pessoa qualificada que vai te direcionar, te fazer gastar menos tempo e dinheiro na jornada em busca de consistência para ser um Day Trader. Neste caminho, é possível identificar que tipo de trader você quer ser.
Uma das formas é estudar as diversas formas de atuar no mercado financeiro e ver onde você se encaixa melhor, que tipo de trader vai ser e se realmente tem perfil para ser um. Importante que este mentor seja qualificado e tenha experiência no mercado financeiro. Desconfie daqueles que muito prometem e que dizem que a prática vai te deixar rico rápido. 

 

Desenvolva uma estratégia

Através desse mentor que vai te direcionar e mostrar algumas técnicas e ferramentas, você vai desenvolver, com base no seu perfil, uma estratégia que vai se adaptar ao seu estilo operacional.
Um ponto importante é testar de forma exaustiva, fazendo backtest visual, jogando o gráfico para trás em uma conta demonstrativa, até ter consistência (três, quatro, cinco, seis meses…).
Precisa de tempo até consolidar e validar essa estratégia. Assim que você a validou, aí sim, você vai para uma conta real, com o mínimo de capital possível, fazendo aporte gradativo e aumentando este capital. Tenha calma. 

 

Disciplina

O que também vai te ajudar a ter menos medo nas operações é manter o desenvolvimento de setup de estratégia. Seguir à risca o seu gerenciamento de risco, ter disciplina.
Identificar um número que você se sinta confortável de risco por operação, para não se abalar psicologicamente nas próximas operações.