Como ganhar dinheiro na Bolsa de Valores?

Ganhar dinheiro na Bolsa de Valores é um grande desafio. É notório que boa parte dos investidores perde dinheiro nesse mercado. Mas isso é apenas reflexo de alguns comportamentos ruins no contexto do Mercado Financeiro.

Se você é uma dessas pessoas que ainda não consegue lucrar com suas operações, veio ao lugar certo. Hoje, nós vamos compartilhar algumas dicas para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores. Assim, você vai lucrar com seus investimentos nessa classe de ativos.

 

Como ganhar dinheiro na Bolsa de Valores?

Algo importante a entender sobre ganhar dinheiro na Bolsa de Valores é que você não vai ficar rico da noite para o dia. Sabemos que esse é um sonho comum, talvez até pelas ações de marketing que fazem alguns traders. Mas o que permite o enriquecimento é o trabalho árduo e o conhecimento sobre o que fazer no mercado.

Essa é apenas uma entre várias dicas que podemos utilizar para esse objetivo de ganhar dinheiro na Bolsa de Valores. Vamos conferir outras ainda mais importantes.

 

Dica #1: faça gestão de capital

Muitas pessoas focam na parte técnica das operações, visando entender as principais estratégias utilizadas. Ainda, existem questões que talvez sejam até mais importantes para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores. Uma delas é a gestão de capital, isto é, a forma como você utiliza seu dinheiro em cada tipo de operação.

O fato é que toda posição de trading tem seu risco, podendo ele ser maior ou menor. Quanto maior o risco, claro, maior o potencial lucro. Isso chama muito a atenção de traders iniciantes. Mas eles acabam se esquecendo de ponderar o que pode acontecer caso a operação não funcione: um forte prejuízo.

É justamente por isso que todo trader deve utilizar a gestão de capital. Ou seja, dividir o dinheiro em várias pequenas partes e usar apenas algumas delas em cada operação. Assim, por pior que seja o resultado de uma posição específica, a totalidade do dinheiro estará protegida para outras estratégias.

 

Dica #2: no trading, “menos é mais”

Outro erro muito comum cometido pelos iniciantes é o excesso de operações na Bolsa de Valores. Esse exagero até tem seu lado positivo no começo, pois permite maior experiência. E possibilita que você comece a se acostumar com a volatilidade. No entanto, em termos de resultados, não é a melhor ideia.

O recomendado, aliás, é justamente o oposto. Tente filtrar ao máximo suas oportunidades, colocando dinheiro apenas naquilo que realmente vale a pena. Ficar trocando moedas com o mercado, forçando posições sem valor, não é uma boa estratégia. Use a Bolsa de Valores para ganhar dinheiro, não apenas para especular.

 

Dica #3: cuidado com a alavancagem

A alavancagem é um recurso oferecido pelas corretoras. Nela, os investidores podem operar com uma quantidade de capital superior ao que possuem em conta. Esse é um excelente recurso para maximizar os lucros. Contudo, também pode levar boa parte do seu capital caso a operação não saia conforme o planejado.

Esse é um problema para muitos dos investidores perdedores. Com foco exagerado em quanto podem ganhar, eles se esquecem dos riscos da alavancagem. O recurso é excelente, mas deve ser usado com cautela. E, preferencialmente, pelos traders que possuam maior experiência com o mercado de renda variável.

 

Dica #4: busque a especialização

Outro problema muito vivenciado entre aqueles que perdem dinheiro com suas operações é o exagero nas posições abertas. Isso representa, em alguns casos, uma falta de conhecimento técnico ou de especialização. E é algo que dificulta a obtenção de bons resultados.

Ao especializar-se em determinado mercado, fica mais fácil identificar boas oportunidades e parar de especular com o seu dinheiro. Como consequência, também aumentam as chances de ganhar dinheiro na Bolsa de Valores.

 

Dica #5: o conhecimento é o seu maior aliado

Por fim, não se esqueça de que o maior aliado de um trader é o conhecimento. É por meio dele que você sabe o que está fazendo no mercado. E pode, utilizando em conjunto as demais dicas deste artigo, maximizar as chances de ganhar dinheiro na Bolsa de Valores.

Nesse sentido, não deixe de conhecer o ABC do Trading. Esse é o nosso treinamento gratuito, produzido especialmente para quem deseja aprimorar suas habilidades na renda variável. E, assim, passar para a lucratividade nas suas operações financeiras.

Categorias

Área de Membros (100% GRATUITA)

Conteúdo Exclusivo para Assinantes da

Área de Membros

(100% GRÁTIS)