4 emoções que você deve controlar para melhorar seus resultados – e como evitá-las

Somos seres humanos, então sentir emoções é normal. Em muitas situações, é desejado: é importante ter empatia por pessoas menos favorecidas, é preciso que tenhamos medo para evitar cair em armadilhas da vida… Mas, no trading, boa parte do sucesso está justamente em saber lidar com suas emoções, sejam elas positivas ou negativas. Então eu separei aqui 4 emoções muito comuns que você precisa aprender a controlar:

 

  1. Orgulho

Orgulho não é, necessariamente, uma emoção negativa. Mas orgulho demais pode te cegar, especialmente se você é iniciante. E eu já vi muito iniciante acertar muito logo de cara e acabar ficando orgulhoso demais, achando que já sabe tudo o que tem que saber e que domina o Mercado. Quando isso acontece, é só uma questão de tempo até ele quebrar a cara.

Como evitar: lembre-se que você não vai acertar sempre e que o segredo não é nunca perder, e sim garantir que, no final, você tenha mais ganhos do que perdas. Além disso, nunca pense que você já sabe tudo: sempre há algo novo para aprender.

 

  1. Desespero

Não existe jornada de sucesso sem perdas. Você vai ganhar, você vai perder, o que você precisa é garantir que seus ganhos superem suas perdas. Mas é muito comum (não só entre iniciantes, alguns trader experientes também) se desesperarem toda vez que uma operação gera perda. Eu sei que não é fácil lidar com isso, principalmente porque muitas vezes não são valores pequenos. Mas o desespero vai te levar a fazer escolhas erradas e talvez até piorar sua situação.

Como evitar: tenha sempre em mente o quanto você está disposto a perder e faça disso parte importante do seu trading plan. Uma vez que você aceita um determinado valor de perda, e opera dentro desse valor, você tem muito mais controle emocional, e tende a deixar o desespero para trás.

 

  1. Ganância

Ganância também não precisa ser um sentimento negativo. Mas pode ser um problema se isso te levar a tomar decisões baseadas puramente no querer mais e mais. Pode, por exemplo, te levar a insistir em operações que não vão levar a nada e que você poderia ter identificado isso se não estivesse cego pela ganância. Pior: pode fazer você acabar “devolvendo” todo o lucro que teve até ali.

Como evitar: Tenha uma estratégia bem definida, metas, tenha bem especificado os critérios de sua operação e atue dentro desses critérios. Não mude subitamente sua estratégia para tentar ganhar mais – a menos que você seja experiente o suficiente para isso.

 

  1. Medo

Uma das principais características do Mercado é sua volatilidade. E não é fácil lidar com essa volatilidade, então é comum que a atividade do trader sempre esteja acompanhada de certo medo. É normal, mas se você deixar o medo te controlar, vai tomar más decisões.

Como evitar: Saiba seu perfil de investidor. Se você é avesso demais ao risco, pode estar na atividade errada. Entenda primeiro se está disposto a lidar com o risco atrelado à renda variável. Depois disso, estude, adquira conhecimento, ganhe experiência e tenha sempre uma boa estratégia.