4 erros que você não pode cometer no seu trading

4 erros que você não pode cometer no seu trading

Dominar o mercado de capitais é uma tarefa árdua para quem não tem experiência na área. São, afinal, muitos fatores que influenciam nos seus resultados tais como o conhecimento técnico, a capacidade de lidar com ganhos e perdas, além de toda questão psicológica que envolve o trabalho do trader.

Contudo, ainda que você esteja nos seus primeiros passos dentro do Mercado Financeiro, existem alguns erros que você não pode cometer no seu trading de jeito nenhum, pois são amplamente prejudiciais na sua jornada enquanto operador. Será que você não anda cometendo algum deles?

Quais são os erros que você não pode cometer no seu trading?

A seguir, vamos mencionar alguns dos erros que você não pode cometer no seu trading. São algumas ações realizadas por muitos iniciantes e que, salvo raríssimas exceções, comprometem diretamente o trabalho do trader e influenciam diretamente no saldo final da sua corretora.

Esses erros que listamos costumam ser genéricos. Isto é, não dependem tanto do seu perfil, mas sim de falta de controle de aspectos psicológicos como ansiedade ou pressa. Caso você identifique que tem apresentado alguns desses comportamentos, passe a policiar ainda mais suas ações e evitar repeti-los.

Então, vamos conferir quais são esses erros que você não pode cometer no seu trading.

Erro #1 • Colocar todo seu dinheiro em um ativo

O primeiro erro que você não pode cometer é colocar todo seu capital em um único ativo, especialmente se ele apresentar um alto risco ou uma alta volatilidade, fazendo com que ganhos e perdas se multipliquem rapidamente.

A grande razão para isso é que, desta forma, você está expondo demais o seu capital e comprometendo o longo prazo das suas operações. Lembre-se de que o primeiro passo para ganhar dinheiro no mercado de capitais é, justamente, ter recursos financeiros para comprar e vender os seus ativos.

É o velho conselho de não colocar todos os seus ovos em uma única cesta ou, de maneira mais técnica, usar da diversificação. Ainda que tenha pouco para operar em um primeiro momento, cuide desse capital como se ele valesse dez vezes mais. Tenha o controle e divida a sua quantia em parcelas, reduzindo o risco de perdê-la com apenas uma compra.

É possível que você discorde desse raciocínio alegando que muitos traders discordam da metodologia, especialmente os banqueiros suíços que compartilham seu pensamento nos Axiomas de Zurique. No entanto, esse é um perfil que entende muito sobre Mercado Financeiro e, portanto, apresenta ampla experiência na área. Não costuma ser o caso de quem está começando. Assim, opte pela diversificação inicialmente.

Erro #2 • Não se empolgue (ou se assuste) com as operações

Uma das razões pelas quais a diversificação é tão recomendada está na sua capacidade de reduzir as emoções sobre uma operação no Mercado Financeiro. Quanto maior a parcela de capital em um ativo, maiores também os riscos tanto para um lado, como para o outro.

O que queremos dizer neste ponto é que você precisa controlar suas emoções tanto em bons momentos (quando tiver bons lucros), como também em situações negativas (precisando lidar com perdas). Não se permita empolgar, nem assustar com apenas uma operação.

É comum que iniciantes consigam algum lucro interessante com suas primeiras compras e, desta forma, já queiram aumentar o capital disponível. Da mesma forma, após uma sequência de perdas, é possível também que você se veja “convidado” a aumentar o dinheiro na próxima operação visando recuperar os erros anteriores.

Os dois comportamentos não são recomendáveis. Trate de criar um Trading Plan, inclusive destacando as quantias financeiras que permitam um maior controle sobre o seu capital e, principalmente, reduzam os riscos do emocional ditar o ritmo no Mercado Financeiro.

Erro #3 • Ignorar o seu perfil de trader

Você cria sua conta na corretora, faz sua transferência e fica empolgado para iniciar suas operações na Bolsa de Valores ou no Mercado de Forex. Como inspiração, corre para o YouTube para assistir outros traders e decide copiar estratégias e metodologias.

Esse é um comportamento bem comum entre operadores iniciantes. E, claro, as chances de sucesso não são das maiores. Por quê? Porque cada trader tem o seu estilo e, principalmente, o seu perfil de operação. E nem sempre copiar o que traders lucrativos fazem vai gerar dinheiro para você também.

Em primeiro lugar, é preciso entender qual a sua disposição ao risco. Isso porque estratégias que geram altas rentabilidades costumam envolver uma boa volatilidade também. E será que o seu perfil está preparado para ver grandes variações no valor do capital empregado na operação?

Portanto, pense sempre em você e no seu próprio comportamento antes de empregar qualquer tipo de técnica. Estar confortável é fundamental na busca de operações lucrativas.

Erro #4 • Ansiedade nas operações

Ainda dentro dos fatores psicológicos de um trader, a ansiedade é outro ponto que costuma pesar bastante nos resultados obtidos dentro da renda variável. Chama atenção a falta de paciência para a tomada de decisão sobre uma operação.

Pior do que isso, ela costuma aparecer apenas de um lado. Suponha, por exemplo, que você compre um ativo pensando em obter 8% de lucro. No entanto, quando ele chega a 5% você resolve logo vender e realizar o seu ganho. Essa é uma característica típica da ansiedade.

Veja, aqui não estamos falando de uma observação de que o mercado pode virar — algo que recomendaria o encerramento da posição. Trata-se de algo feito por impulso, apenas pelo medo de perdas financeiras. E, o que é ainda mais grave, esse comportamento não aparece na situação inversa.

Isso significa que, da mesma forma que os ganhos são limitados, as perdas também deveriam. Mas o trader iniciante acaba não sendo tão rigoroso com prejuízos, deixando a posição aberta na tentativa de ver uma operação negativa voltar ao zero. Novamente, o problema não é mantê-la, mas tomar essa decisão apenas em função de ansiedade ou falta de controle emocional.

Obviamente que o resultado dessa inversão de comportamento é péssima para o seu saldo financeiro. Você acaba limitando lucros e maximizando perdas ao invés de fazer exatamente o ideal: maximizar os lucros e limitar as perdas.

Evitando esses erros que você não pode cometer no seu trading, as chances de ter sucesso dentro do Mercado Financeiro começam a aumentar gradativamente. Não se esqueça de investir em si mesmo na busca de conhecimento técnico que permita uma boa tomada de decisão no seu dia a dia.