5 livros que todo trader de sucesso precisa ler

Na UniTrader, nós sempre defendemos conhecimento e estudo como as principais ferramentas que um trader tem para melhorar seu desempenho. A verdade é que o mercado está em constante atualização, e, para manter bons resultados, é necessário acompanhar a evolução dele.

Quando falamos sobre conhecimento, é difícil não pensar nos livros. Por isso, preparamos uma lista com algumas das principais obras para um trader de sucesso. Não há nenhuma fórmula secreta nelas, mas todas, de alguma forma, podem contribuir com o seu progresso profissional.

 

Os melhores livros para um trader de sucesso

Os livros abaixo foram criteriosamente selecionados para ajudar no seu progresso como trader. Englobam tanto a parte técnica das operações de trading como também critérios emocionais – os quais, sabemos, são até mais importante do que as estratégias. 

O intuito é ajudá-lo a selecionar bons conteúdos que possibilitem a evolução das suas operações. Lembre-se: nenhum livro vai transformá-lo em um profissional de sucesso em 10 dias. Mas os ensinamentos trazem diversas dicas práticas para melhorar o seu trading.

 

Livro #1: Os axiomas de Zurique (Max Gunther)

Não há melhor obra para começar a nossa lista do que o livro “Os axiomas de Zurique”. O título sugestivo é um resumo do que você encontrará no conteúdo: uma lista de regras e diretrizes que os investidores suíços utilizam em suas operações. As dicas, claro, são recheadas de exemplos e de depoimentos reais.

Uma delas é o pessimismo construtivo. Trata-se de um conceito exclusivo sobre a forma pela qual um trader deve se preparar para uma operação. Não é esperar pelo pior, mas sim saber o que fazer quando algo ruim acontecer. E esse é apenas um dos conceitos embutidos no livro. Existem muitos outros, todos muito bem abordados, com uma linguagem acessível e uma leitura muito agradável.

Você deseja atuar com ativos na renda variável? Então esse é praticamente um livro de cabeceira, para ler e revisitar sempre que possível. O tempo passa, e as dicas, embora não representem uma verdade universal, seguem muito válidas.

 

Livro #2: Trading in the zone (Mark Douglas)

Outro livro muito conhecido entre investidores é a obra “Trading in the zone”. Nele, Mark Douglas aborda um dos aspectos mais importantes de quem deseja operar em renda variável. Se você pensou em estratégias, errou! O que realmente faz toda a diferença entre os traders lucrativos e os amadores é o controle emocional.

Assim, o livro é uma verdadeira análise sobre a mentalidade humana, sempre relacionando os comportamentos com o Mercado Financeiro. Ao ler essa obra, você certamente vai entender alguns dos segredos de um trader de sucesso. E compreender que o pilar de toda posição é o controle emocional.

Você é daqueles que ainda sentem um pouco a pressão pelos resultados e acabam se afobando na hora de tomar uma decisão? Sendo assim, “Trading in the zone” é uma excelente indicação. E tem sérias probabilidades de elevar o patamar do seu trade ao ajudá-lo a compreender como a nossa cabeça funciona.

 

Livro #3: Aprenda a operar no Mercado de Ações (Alexander Elder)

Para um trader, dominar a Análise Técnica é fundamental. Esse é o nome dado às ferramentas que possibilitam a avaliação dos ativos por meio de gráficos. Essa avaliação permite encontrar boas oportunidades para compra e venda dos ativos. Ou seja, trata-se de buscar por tendências de preço antes que elas, de fato, concretizem-se.

Em “Aprenda a operar no Mercado de Ações”, Alexander Elder traz um verdadeiro guia para os iniciantes do Mercado Financeiro. Está interessado no mercado do trading e quer aprender como dar os primeiros passos nas Bolsas de Valores? Essa obra tem um grande valor para ajudar a acelerar o seu crescimento.

 

Livro #4: How to trade in stocks (Jesse Livermore)

A quarta obra da nossa lista é “How to trade in stocks”, do lendário investidor Jesse Livermore. Nesse livro, ele compartilha basicamente tudo que pensa sobre o mercado acionário. E também suas principais estratégias e seus comportamentos ao longo de uma carreira de sucesso como trader.

Apesar de a aplicação ser um pouco antiga, os ensinamentos seguem válidos. Até mesmo porque escutar quem ganha dinheiro com trading é sempre uma forma de aprender e melhorar. Você não precisa copiar as dicas de Livermore, mas sim filtrar aquilo que pode agregar de algum forma no seu trade.

 

Livro #5: Rápido e devagar: duas formas de pensar (Daniel Kahneman)

Por fim, temos ainda o livro “Rápido e devagar: duas formas de pensar”. A obra, escrita por Daniel Kahneman, segue a linha psicológica que mencionamos em “Trading in the zone”. Aqui, o autor propõe que o comportamento humano acontece utilizando dois sistemas: um de resposta rápida e o outro de funcionamento mais devagar.

O sistema rápido reflete o nosso emocional, enquanto o segundo sistema remete ao racional. Ao longo do desenvolvimento do conteúdo, Kahneman disserta sobre os dois sistemas mencionados. E reflete sobre os impactos práticos de cada um deles em nossas ações ao longo dos dias. É algo bastante relevante para um trader de sucesso.

Além disso, o livro aborda diversos temas da Psicologia, como vieses cognitivos, ancoragem e outros comportamentos humanos. É, sem dúvida, uma fonte muito interessante para quem deseja melhorar o controle emocional.

 

Quer continuar estudando e aprendendo?

Os livros são excelentes ferramentas para estudar o Mercado Financeiro, mas naturalmente não são as únicas. Há quem não goste tanto de ler páginas e páginas para assimilar os conhecimentos compartilhados. E tudo bem, certo?

Você prefere um formato de conteúdo mais dinâmico e visual? Então pode gostar também de aprimorar suas habilidades por meio dos cursos online. Se esse é o seu caso, talvez goste ainda mais de saber que nós temos um curso gratuito esperando o seu cadastro.

Pois é verdade: o ABC do Trading é o nosso treinamento online preparado especialmente para desenvolver novos traders. Aproveite para fazer sua inscrição ainda hoje e começar a aprender sobre o Mercado Financeiro. E, o melhor, sem precisar investir nada além do seu tempo.