6 atitudes do trader profissional que você deve copiar no seu trading

6 atitudes do trader profissional que você deve copiar no seu trading

Se você acompanha com frequência os nossos conteúdos, já deve ter visto que falamos em diversas oportunidades sobre respeitar o seu perfil de investidor. Isso inclui, logicamente, saber escolher a quem seguir, pois tentar replicar uma estratégia de operação sem estar confortável com ela dificilmente dará certo.

No entanto, repare que esse alerta é válido para a seleção de técnicas que você vai utilizar dentro do Mercado Financeiro. Existem algumas atitudes do trader profissional que você deve sim ficar de olho e, na medida do possível tentar replicar. Tem algum palpite de quais são?

6 atitudes do trader profissional que você deve copiar no seu trading

A seguir, vamos compartilhar algumas atitudes que um trader profissional costuma apresentar no seu dia a dia. Elas podem ser sobre mindset, comportamento de mercado, entre outras.

Em alguns casos, é possível que você já possua a habilidade mesmo sem perceber. Em outros, quando sentir que é algo distante do seu perfil, pode ser um alerta. Se tantos operadores de renda variável lucrativos apresentam uma característica, passa a ser recomendável trabalhá-la.

1. Gestão do capital

A primeira atitude de um trader profissional que você deve observar no seu trading é a gestão de capital. Aqui, não estamos falando para copiar a forma pela qual alguém que te inspira distribui o seu dinheiro entre ativos, mas sim da gestão em si. Ou seja, fazer uma divisão do que você tem para operar e investir de acordo com seus objetivos e os riscos.

Especialmente se ainda for um iniciante, não é recomendável colocar todo seu patrimônio em apenas um ativo. A diversificação é sempre importante na medida em que ela reduz o risco e a exposição do seu capital.

Imagine que você coloque todo seu dinheiro em um ativo e, no dia seguinte, ele apresenta queda de 30% sobre o valor aplicado. Se você usasse apenas 10% do patrimônio nessa operação, essa perda sobre todo seu capital seria de apenas 3%, algo completamente administrável dentro da sua carteira. Percebe a importância de ter uma gestão?

2. Orientação para o longo prazo

Ganhar dinheiro é sempre bom. Além disso, é normal que o ser humano valorize o momento, ou seja, queira lucrar com a atual operação que esteja avaliando. Contudo, esse não deve ser o foco do seu trading, mas sim o longo prazo.

Ao menos é assim que pensa a enorme maioria entre traders profissionais. Ninguém quer errar ou perder dinheiro, mas essa é uma situação extremamente comum dentro da renda variável.Desta forma, pouco importa se a sua operação em um momento será lucrativa ou não, mas sim a sua capacidade de manter o seu capital crescendo com o passar do tempo.

Neste aspecto, a gestão do capital ganha ainda mais importância, seja na diversificação, seja na limitação de perdas. É fundamental preservar a exposição do seu dinheiro para que ele sobreviva ao passar do tempo. Essa é a primeira regra para poder seguir operando.

3. Controle emocional

Caso você goste do Mercado Financeiro, logo perceberá que a parte emocional tem uma enorme importância para um trader profissional. De nada adianta ter as melhores técnicas ou dominar a leitura do mercado se você é incapaz de gerenciar minimamente as próprias emoções.

Neste ponto, vale reforçar que a renda variável traz constantemente altos e baixos. Você pode ganhar muito dinheiro em pouco tempo, assim como perdê-lo com sequências de erros. Como lidar com cada situação? Com naturalidade!

Nada de deixar se tomar pela emoção e aumentar os investimentos por uma sequência positiva ou negativa — a menos que isso faça parte do planejamento. Do contrário, siga sempre a sua gestão de risco independente dos resultados ou das sensações psicológicas. O controle emocional é essencial para ser um trader de sucesso.

4. Estratégias bem definidas

Como você faz as suas operações de trading? Chega no seu Home Broker, abre algum mercado e sai esperando aleatoriamente uma oportunidade? Ou tem suas técnicas e pontos de entrada bem definidos?

Se o seu estilo é mais voltado para a segunda pergunta, boas notícias: é assim que faz um trader profissional. Claro, um especialista no Mercado Financeiro pode ter diversas estratégias e usá-las de acordo com as oportunidades. No entanto, ele as domina muito bem e, portanto, sabe perfeitamente o que está fazendo.

Esse é um ponto de extrema importância. Um trader iniciante precisa primeiro aprender as melhores técnicas para o seu perfil para aplicá-las em um segundo momento. Sentar para operar sem ter o mínimo de noção do que você está buscando é o atalho para perder dinheiro.

5. Não terceirizar responsabilidade

Você compra um ativo e, após algum período tempo, acaba se vendo obrigado a encerrar a sua operação com prejuízo. Normalmente, de quem é a culpa? Se você pensou em qualquer outra resposta que não seja simplesmente sua, é hora de aprender mais uma atitude de um trader profissional.

Calma, não estamos dizendo que você deva se torturar por um erro, mas simplesmente entender que a tomada de decisão é sempre do trader e, portanto, todo resultado é uma consequência direta das suas escolhas.

Nem todo prejuízo é fruto de uma operação ruim. Por vezes, as análises sinalizam sim para um cenário interessante, mas na prática ele não acontece. Isso é bem normal no Mercado Financeiro que, afinal, é extremamente dinâmico. No entanto, culpá-lo não vai adiantar de nada, além de não contribuir com a sua evolução pessoal enquanto trader.

6. Não insistir em posições perdedoras

Diretamente relacionado ao tópico anterior, também é frequente que um trader amador insista em uma posição ruim. Na maior parte dos casos, isso é fruto de ego: ele não quer admitir que errou na análise e que isso levou à perda de dinheiro.

Um trader profissional sabe perfeitamente quando é hora de abortar uma posição e encerrá-la, ainda que isso represente um prejuízo. Claro que existem casos e casos: por vezes, pode sim ser interessante reforçar uma entrada aproveitando uma nova condição de mercado. No entanto, fazê-lo a todo o momento fatalmente trará problemas ao seu capital.

Foque sempre em maximizar seus lucros e minimizar as suas perdas, tomando o cuidado para não fazer exatamente o inverso.


Gostou das nossas seis dicas de atitudes de um trader profissional? Aproveite para conhecer também o nosso curso gratuito
ABC do Trading, um treinamento online em que abordamos muitos outros conceitos sobre o Mercado Financeiro. Tem muito conceito técnico bacana te esperando por lá!