O que é preciso para ser um trader consistente?

Nas suas apresentações, o trader Alexandre Castro costuma dar várias dicas sobre como ser um trader consistente, ou seja, que tem bons resultados continuamente. Compartilhamos esses conselhos por aqui:

*Tenha um objetivo no mercado

Ganhar dinheiro é o motivo óbvio. Mas você precisa traçar mais do que isso. Você quer viver do mercado, você quer um planejamento para daqui 10 anos, 20 anos, 30 anos, quer uma aposentadoria? Tenha um objetivo bem claro. 

*Tenha um trade plan

Tenha um planejamento, pois neste planejamento você vai ter que ter ações. Por exemplo: se o objetivo em uma conta é ganhar 3%, 5% ou 10%, quando a pessoa chega lá, ela continua operando. Isso acaba em perdas no final do mês. Ao alcançar o objetivo, tenha controle emocional (que é a grande dificuldade), e, se necessário, saiba aceitar as perdas, lidar com as frustrações, sentimentos negativos. Perdeu dinheiro no mercado? Se a meta é parar nos 3%, quando perder 3%, pare, reveja e analise novamente a estratégia. 

*Identifique pontos fortes e fracos

Eu estou em constante estudo, e é importante que o trader faça isso. Mesmo que esteja ganhando dinheiro, não pode parar, tem que ir evoluindo e melhorando. 

*Não tenha medo

Não tenha medo do mercado. Respeite o mercado, mas não tenha medo dele. Se você tiver receio, vai te aparecer uma oportunidade e você não vai entrar, porque vai ficar com medo. 

*Tenha um estilo de vida regrado

Não é só o seu horário de trading que precisa ter regras. Para dar certo, isso precisa fazer parte do seu dia a dia. Tenha um estilo de vida com disciplina, boa alimentação, atividade física, momentos de meditação, leitura e  busca de conhecimento. Além disso, tenha bons relacionamentos com amigos e família. Já ouvi relatos de pessoas que entram no mercado e não conseguem mais nem se alimentar direito, por causa do stress. Perdem totalmente a qualidade de vida. O trading é uma atividade que proporciona uma boa qualidade de vida, saiba cuidar dela. 

*Não deixe que a falta de horário se torne um obstáculo

Não tem chefe, nem que bater ponto, chegar em determinado horário. Isso é uma ótima vantagem. Mas não deixe que isso te faça ficar desorganizado. Ainda é preciso ter disciplina. Pelo contrário, pode-se perder boas oportunidades no mercado. O espaço de trabalho também tem que ser adequado e confortável, com um equipamento de qualidade.

*Estude

Busque aperfeiçoamento contínuo. Parece muito clichê, mas é realmente a receita do sucesso. Seja autossuficiente, mas tenha bons mentores. “Eu vou fazer um curso, no próximo mês eu virei um trader?” “Não”. Pode ser o melhor curso, mas você precisa de um tempo de maturação.