Quanto é necessário para investir no mercado financeiro?

O professor Alexandre Castro, criador da Unitrader, responde as principais dúvidas sobre trading. A questão de hoje é bem subjetiva, mas muito frequente:

Quanto dinheiro é necessário para investir no mercado financeiro?

Seja qual for sua modalidade de trade, o importante é o objetivo. Estamos partindo do princípio que você já passou pela fase de formação, já comprovou que você tem consistência através de uma conta demonstrativa e agora está partindo para a segunda fase, que é aportar dinheiro real para iniciar o seu planejamento, seja para viver do mercado, seja um aporte para você buscar rentabilidade a longo prazo, uma aposentadoria especial para daqui 10, 15, 20 anos… Você pode iniciar com o mínimo de capital possível. Por exemplo: R$500.

Você vai aportando valores mensais de forma gradual até chegar no valor do seu objetivo (aposentadoria, rentabilidade por mês, etc). Então, é possível começar com o mínimo. Eu oriento meus alunos a começarem assim. É claro que hoje, no mercado, por exemplo, na Bolsa, é possível abrir conta na corretora e operar com R$30. Mas não aconselho com tão pouco dinheiro. Porque as pequenas perdas vão traumatizando e tem que estar aportando direto.

Passe pelo processo de formação, utilize uma conta demonstrativa e quando você partir para a conta real, aporte um valor significativamente baixo, que não vai te fazer falta, caso aconteça algum problema. Conforme você for replicando o que fez no treinamento, você vai aumentando este valor.

Gostou das dicas e quer ficar atualizado sobre todas as novidades do Mercado Financeiro? Acesse nosso blog e confira os conteúdos.