Ser trader não significa ser solitário

Trading é uma dessas profissões que evocam imagens muito específicas: a pessoa dentro de uma sala ou escritório sentada na frente de uma tela (ou várias), olhando com atenção para o gráfico. Uma das visões que vem com essas imagens é a de um profissional independente, mas solitário, que só precisa de si mesmo para obter sucesso.

Embora a atividade do trader exija concentração e pode ser solitária no cotidiano, é muito importante levar em consideração que operar no Mercado Financeiro com sucesso – especialmente se o seu objetivo é viver de trading – vai muito além dos trades propriamente ditos. Ser um trader profissional de sucesso envolve a busca por conhecimento, estar sempre atualizado, entender o que está acontecendo no Mercado e, principalmente, trocar experiências.

Por isso, é fundamental tirar da cabeça essa ideia de que ser trader é uma profissão solitária e se ver como parte de uma comunidade crescente de indivíduos que, embora cada um tenha seus próprios objetivos, estão todos unidos pela mesma atividade. Entender-se como parte da comunidade de traders vai abrir um leque de possibilidades para o seu futuro, principalmente se você estiver começando no Mercado.

Criando um networking entre seus colegas traders, será mais fácil resolver problemas, pois podem ser os mesmos que outros já passaram – e eles podem ajudá-lo a ver onde você está errando. Encontrar um mentor, uma pessoa realmente experiente, com solidez no Mercado e que tem resultados próprios para mostrar também é outra forma de refinar seu caminho no trading – e garantir que você não vai cometer os mesmos erros que muitos outros.

Com um bom networking, você poderá encontrar oportunidades de parcerias, encontrar pessoas que pensam como você e achar mais facilmente os conteúdos e ferramentas que poderá precisar para suas operações.

A atividade diária do trader é de responsabilidade apenas do próprio trader, mas isso não quer dizer que você esteja sozinho. Há toda uma comunidade nacional e internacional de pessoas em diferentes níveis de experiência que você pode ajudar – e que podem ajudar você. O trading não precisa ser “cada um por si”, pode muito bem ser cada um dando o seu máximo, ajudando outros e sendo ajudado por outros.

Cada um terá seu próprio resultado, mas a experiência como trader é muito mais relevante – na sua vida e nas suas operações – quando você percebe que não está sozinho.

 

Gostou das dicas e quer ficar atualizado sobre todas as novidades do Mercado Financeiro? Acesse nosso blog e confira os conteúdos.