Teve sua primeira perda no Mercado? Este artigo é para você

Não é fácil lidar com perda em nenhum aspecto da vida. Mas no trading isso é ainda pior porque envolve, é claro, dinheiro. E no Mercado Financeiro não se trabalha com dinheiro de cafezinho, logo, não dá para simplesmente fingir que não aconteceu. Mas, de todas as perdas, a pior talvez seja a primeira, especialmente se você vinha de ganhos sucessivos.

Como lidar com sua primeira perda (e com as próximas)? O primeiro passo é admitir a perda. Num primeiro momento, o que importa é que ela é um fato. “Ah, mas não teria acontecido se eu tivesse…” Talvez. Mas pode ter sido simplesmente um dia ruim. Acontece. Aceite a perda antes de seguir adiante.

Uma vez que você aceitou a perda, é hora de aprender com ela. Use-a a seu favor para evitar perdas futuras. Você pode fazer isso refazendo seus passos, analisando a operação e tentando identificar o que deu errado. Revise tudo: o tempo de execução, a estratégia, quando você entrou, porque você entrou naquele ponto, onde você colocou o stop loss, e assim por diante. Faça uma avaliação profunda sobre tudo o que você fez e é provável que você vai descobrir o que aconteceu.

Enquanto você ainda está lidando com sua perda, evite fazer mais negociações. Uma atitude muito comum é o trader tentar imediatamente recuperar o que perdeu fazendo novos trades, o chamado “trade da vingança”. E muitas vezes, exagerando no número de operações ou no tamanho do lote na tentativa de cobrir a perda. Não faça isso. A pressão de ter que ganhar vai atrapalhar seus trades e é bem provável que te leve a novas perdas. Pare um pouco, respire, revise sua operação perdedora e só depois que você estiver mais seguro, pense em retornar. Mas não volte a operar com o único objetivo de cobrir suas perdas. Acredite, é uma péssima abordagem. Veja seus próximos trades como oportunidades para o futuro, não compensação por erros passados.

Por último, mas não menos importante: nunca, mas nunca mesmo, arrisque mais do que você estiver confortavelmente disposto a perder. Parece uma declaração óbvia para alguns, mas é incrível a quantidade de traders que cometem esse erro. Caso você esteja lendo esse artigo e ainda não teve sua primeira perda, certifique-se disso. Caso ainda esteja tentando superar sua primeira perda, leve isso como regra de ouro para as próximas operações.

Quer aumentar muito seus acertos e ser cada vez mais consistente no trading? Começa HOJE meu workshop Trader de Alta Performance, onde ensino o Método que tem garantido minha consistência e transformou a vida de muitos outros traders. É um método simples, intuitivo e eficiente que você pode usar independente se é um iniciante ou já tem experiência no trading. Inscreva-se no Workshop e assista à primeira aula neste link:  https://unitrader.pro.br/lps/tap/v1/