DrawDown e Swap: entenda

Já falamos por aqui sobre a Margem de Segurança e Trade Out. E neste texto vamos explicar outros dois conceitos do Day Trade: DrawDown e Swap. O primeiro tem relação com o quanto você perde fazendo trading e o segundo se refere aos custos (ou às recompensas) por manter operações abertas após a “zero hora” da corretora.

O DrawDown é a quantidade de dinheiro que você perde fazendo trades, com base no seu saldo atual. Por exemplo: você começa com um valor de $20 mil e perde, na primeira operação, $1 mil. Seu DrawDown foi de 5%. Fica com $19 mil, mas agora ganha, e tem lucro de $3 mil (chegando ao total de $22 mil). Em seguida, tem uma perda de $6,6 mil com DrawDown de 30% do valor de $22 mil. 

Aqui entra o exemplo de DrawDown máximo, que é a perda máxima que você tem até recuperar o que perdeu. 

Já o termo Swap (ou Rollover) é empregado para cálculos de taxas de juros que determina o custo ou a recompensa de manter uma posição aberta overnight. A plataforma vai de 0hrs à 24hrs. Se ultrapassar as 24hrs, você vai pagar ou receber essa taxa de juros (vai depender da moeda, se você está comprando ou vendendo…) 

O termo pode ser diferente, dependendo da corretora. Se você não quiser ganhar ou pagar esses juros, verifique se você fechou as suas operações antes das 0hrs da plataforma. E lembre-se de verificar o horário de cada corretora (que é conforme a localidade em que ela está).