Grandes players do Mercado Financeiro: como atuam?

Se você atua no Mercado Financeiro, certamente já ouviu o termo “tubarões do mercado”, não é mesmo? Esse é o nome dados aos grandes players do Mercado Financeiro, os investidores institucionais. Eles são responsáveis pelos movimentos mais importantes em relação ao preço dos ativos. O conceito é de que eles “engolem” os sardinhas, que seriam os pequenos investidores.

Mas quais efeitos a atuação deles causa? Por utilizar um elevado volume de dinheiro, os grandes players impactam o mercado com mais força do que o investidor individual. Esse investidor, na maioria das vezes, acaba por usar pequenas quantias de capital. Assim, um montante mais relevante acaba “engolindo” e influenciando o direcionamento da precificação.

 

Quem são os grandes players do Mercado Financeiro?

Os grandes players do Mercado Financeiro são o que chamamos de investidores institucionais. De maneira prática, eles englobam empresas financeiras, bancos, fundos de investimentos e outras grandes corporações que trabalham com altos valores. Geralmente, também centralizam investimentos de outros investidores.

Ao contrário da pessoa física, os grandes players do Mercado Financeiro não abrem pequenas operações. Assim, quando resolvem abrir posições de compra e venda, acabam por influenciar fortemente a precificação dos ativos escolhidos. E essa influência pode ser tanto para cima (quando entram comprados) como para baixo (quando entram vendidos).

Podemos dizer, portanto, que são os grandes players do Mercado Financeiro que ditam o ritmo do mercado. E engana-se quem pensa que eles têm por objetivo prejudicar os pequenos investidores: o único propósito é realizar as operações que interessam aos seus respectivos planos estratégicos. Os efeitos colaterais, contudo, acabam chegando até esse pequeno trader.

Veja a seguir alguns exemplos de investidores institucionais presentes no Mercado Financeiro. Observe como todos eles pertencem a um seleto grupo de grandes empresas no contexto do mercado global.

 

  • Barclays.
  • Deutsche Bank.
  • ExxonMobil.
  • Goldman Sachs.
  • J. P. Morgan.
  • PetroChina.

 

Quais as características do grandes players do Mercado Financeiro?

Os grandes players do Mercado Financeiro apresentam algumas características específicas em relação ao investidor individual. Isso se deve ao alto volume de capital utilizado em operações.

Em primeiro lugar, claro, está a estrutura. Como são empresas, essas grandes corporações possuem um time especializado trabalhando diariamente na busca pelas melhores oportunidades. Além disso, também contam com o suporte da tecnologia: programas e softwares avançados na avaliação do comportamento dos preços dos ativos.

Há ainda outro ponto relevante. Dado o patrimônio que esses players movimentam, as operações costumam ser realizadas com menor frequência. Isso porque nem sempre há liquidez disponível para os grandes montantes de capital. Assim, a atuação é mais pontual e estratégica do que especulativa, como gostam de se comportar alguns traders iniciantes.

Por fim, pela estrutura de pessoal que possuem, grandes players têm maior acesso à informação do que um trader individual. Eles, afinal, estão em constante contato com as companhias nas quais investem. Sendo assim, é difícil batê-los neste quesito.

 

Como podemos aproveitar os grandes players do Mercado Financeiro?

Sabemos, então, que os grandes players reúnem condições de influenciar totalmente o Mercado Financeiro. Assim, o trader individual pode tentar identificar esses movimentos e lucrar “surfando a onda”, para utilizar um jargão popular.

Imagine, por exemplo, que você perceba a entrada de um grande fluxo de dinheiro comprando uma ação. Seria possível aproveitar esse fluxo e operar comprado também, encerrando a posição assim que perceber uma estabilização do preço. Dessa forma, você consegue usar a percepção desse montante elevado de capital a seu favor.

Ou seja, a principal forma de você atuar no Mercado Financeiro não deve ser enfrentando os grandes players. Aproveite esse fluxo de ordens que eles deixam para lucrar na direção da movimentação dos preços de um ativo.

 

Como identificar os movimentos dos grandes players?

Embora a teoria seja relativamente simples, identificar a movimentação dos grandes players é um tanto quanto desafiador. Em primeiro lugar, porque eles são seletivos em suas operações. Além disso, quando abrem uma posição no mercado, os investidores institucionais tentam escondê-la. E fazem isso por meio de várias pequenas ordens, reduzindo o alarde da operação.

Ao mesmo tempo, existem algumas ferramentas que podem ajudar. Elas permitem identificar o momento certo de entrar no mercado e aproveitar o fluxo de ordens. O grande foco, afinal, é estar perto e a favor do “big money”. Isto é, das grandes quantias de capital.

O fato é que os grandes players fazem parte do Mercado Financeiro. E, nesse sentido, é melhor estar a favor dessas posições do que contra. Para aprender a lidar com eles, a melhor maneira é estudar como funciona o mercado. Faça sua inscrição no nosso treinamento gratuito ABC do Trading! Assim, tenha acesso a essas e outras dicas sobre a vida de um trader.