Por que falar sobre dinheiro ainda é tabu?

É inegável o avanço social e científico que tem ocorrido no planeta ao longo dos últimos anos. Mas também é notório como alguns temas ainda geram desconforto nas conversas – mesmo com pessoas próximas, como amigos e familiares. É o caso de religião, sexualidade, política e… dinheiro!

Pois é, falar sobre dinheiro ainda é um tabu em diversos lugares do mundo. Só que isso traz algumas consequência preocupantes, como a falta de uma boa educação financeira para investir, por exemplo. Hoje, vamos entender melhor por que isso acontece e quais os impactos práticos.

 

Por que falar sobre dinheiro ainda é tabu?

Essa é a primeira pergunta para entender o cenário em que o dinheiro ainda é tabu na sociedade. É preciso compreender os motivos pelos quais as pessoas possuem algum tipo de restrição para falar sobre o seu capital. Essa tarefa é um tanto complexa, pois cada país tem uma realidade diferente. Ainda assim, em muitos polos globais podemos verificar esse mesmo problema.

Em primeiro lugar, pode ser uma questão cultural. Vivemos em um sistema capitalista, e, portanto, é normal que o dinheiro represente poder. Quem tem muito dinheiro pode usufruir de certos privilégios – como comer em lugares caros, viajar e ter um imóvel próprio. Já quem não tem é privado de muitos desses confortos. Como resultado, essas pessoas sentem-se menos confortáveis para abordar o tema.

Em um segundo nível, podemos olhar para o ego. É provável que você tenha alguém muito próximo e sequer imagine como essa pessoa obtém renda. Isso porque não são poucos aqueles que optam por omitir seus ganhos como maneira de se proteger. É natural, afinal, algum tipo de comparação na nossa sociedade.

Por fim, pode ser ainda uma questão de criação. Muitos pais não estimulam seus filhos a falar sobre dinheiro e a entender como gerenciar seu capital. Então eles não criam o interesse ou o conhecimento sobre o tema. E podem sofrer sérias consequências no futuro, ao tomar suas decisões financeiras.

 

Quais são as consequências de o dinheiro ser um tabu?

Existem alguns problemas que surgem do fato de falar de dinheiro ser visto como um tabu na sociedade atual.

A começar pelo endividamento. A falta de diálogo sobre o tema faz com que as pessoas não cuidem do seu orçamento pessoal. Isso é algo que pode causar um sério acúmulo de dívidas a longo prazo. Talvez uma simples conversa fosse suficiente por resolver essa questão e fazer essas pessoas entenderem os limites.

Além disso, há a questão da comodidade. Alguns países com cenário político mais instável criam condições atípicas. É o caso do Brasil, que teve por muito tempo um investimento seguro – a caderneta de poupança, rendendo mais de 10% ao ano. Isso fazia com que os cidadãos não se interessassem por investimentos, dado o alto retorno sem esforço.

Na prática, há uma consequência adicional: a falta de preocupação com o futuro. Isto é, a preparação para a aposentadoria. Sem falar sobre dinheiro, as pessoas também não fazem planos para uma reserva de capital. E assim não guardam uma quantia suficiente para garantir seu padrão de vida no futuro.

Enfim, como podemos perceber, são muitos os reflexos da dificuldade de falar sobre dinheiro. E é importante entender e tratar dessa questão, para que cada vez mais pessoas tenham acesso à educação financeira. Dessa forma, elas deixam de sofrer com questões que muitas vezes prejudicam sua saúde mental e seu controle emocional.

 

Trader: você se sente confortável em falar da sua profissão?

Um profissional em especial acaba sofrendo diretamente o impacto do tabu de falar sobre dinheiro. É o caso do trader, aquela pessoa que vive exclusivamente do Mercado Financeiro.

É bem comum que esse profissional não se sinta confortável em dizer que vive de um mercado de renda variável. Isso especialmente em países onde há um certo preconceito com quem não segue um padrão social. E esse é um cenário muito comum em diversos locais do nosso planeta.

É por esse e por outros motivos que a UniTrader tem um projeto importante: ajudar e contribuir com a educação financeira dos seus visitantes. Isso mostra como é fundamental falar sobre dinheiro. Você pode começar a aprender gratuitamente sobre o Mercado Financeiro com o nosso treinamento ABC do Trading.

Categorias

Área de Membros (100% GRATUITA)

Conteúdo Exclusivo para Assinantes da

Área de Membros

(100% GRÁTIS)