5 dicas para manter o foco no trading

Manter o foco no trading é fundamental para quem deseja alcançar bons resultados. A falta de atenção, afinal, acaba por ser um dos principais inimigos na busca pela lucratividade. Isso porque todos os detalhes fazem a diferença no trabalho de um trader.

Ao mesmo tempo, esse é um desafio significativo. Considerando o cenário completo da nossa atividade, é normal se perder um pouco na rotina. Observar gráficos, afinal, pode não ser tão divertido quanto assistir a uma série da Netflix. No entanto, é essencial cultivar o hábito do foco para boas tomadas de decisão.

 

Como manter o foco no trading?

Se manter o foco é tão importante para qualquer trader, as ferramentas que temos para alcançar esse objetivo variam bastante. Além disso, cada pessoa tem um perfil que pode ajudar ou dificultar essa missão de manter a concentração nas operações.

Entretanto, ainda que seja bastante difícil para você manter o foco no trading, o ser humano é altamente adaptável. Isso significa que é possível aprimorar essa habilidade. E, no longo prazo, perceber os reflexos positivos desse comportamento.

Para ajudá-lo nessa missão, vamos compartilhar algumas dicas para manter o foco no trading visando o alcance de bons resultados.

 

Dica #1: crie uma rotina

Um dos inimigos do foco em qualquer atividade é a necessidade de realizar diferentes tarefas ao mesmo tempo. Pensar em diversas ações que precisam da sua participação acaba por tirar sua concentração. E não permite que a sua cabeça esteja onde realmente deveria: na tela do seu computador.

Para melhorar nesse aspecto, a dica é criar uma rotina, como faz um trader profissional. Reserve algum espaço na sua agenda para o trading, um período em que não haverá outra prioridade. Encare como seu horário de trabalho, algo que não deve ser perturbado por pequenos compromissos. Assim, tudo fica mais organizado dentro da sua rotina.

 

Dica #2: tente controlar a ansiedade

Você é daqueles que se senta no seu computador e já sai procurando uma posição para abrir? Ou que se sente desconfortável por estar fora do mercado enquanto vê o preço dos ativos em movimento? Pois esse pode ser um grande desafio para o foco no trading. São comportamentos típicos de quem possui ansiedade.

A ansiedade, embora não seja fácil de controlar, é um dos principais motivos pelos quais perdemos o foco. Ao invés de analisar as oportunidades e filtrar as melhores posições com calma, talvez você se sinta pressionado a agir. E, quando percebe, já tomou uma decisão ruim justamente pela dificuldade em se concentrar.

 

Dica #3: tenha um plano estratégico

Outra dica muito legal para manter o foco no trading está na elaboração de um plano estratégico. Isto é, definir quais serão as suas abordagens do mercado, assim como as estratégias que serão utilizadas no Mercado Financeiro.

Essa é uma ótima maneira de minimizar a dispersão enquanto você opera. Isso porque, sem um plano definido, é natural que fiquemos “procurando” uma entrada. É diferente quando sabemos o que vamos buscar, tornando mais fácil o nosso filtro dessas posições. E, consequentemente, facilitando também manter o foco no trabalho como trader.

 

Dica #4: não deixe o emocional dominar suas ações

Como seres humanos, nós somos extremamente sensíveis às emoções que o mercado causa com os resultados das operações. E esse é mais um ponto de atenção no que diz respeito a manter o foco no nosso trading.

Aqui, o principal cuidado está nas emoções extremas – algo que vale tanto para uma sequência de lucros (euforia), como também para situações em que nada dá certo (depressão). Ficar pensando no lucro ou no prejuízo de cada trade e projetando os resultados futuros: isso tende a gerar uma ansiedade que, como vimos na segunda dica, é prejudicial para manter o foco.

 

Dica #5: elimine distrações

Por fim, claro, vivemos em um mundo muito dinâmico. Escondidas entre os diversos benefícios desse cenário estão as distrações. Especialmente para um trader, que pode trabalhar em casa, elas estão espalhadas por todo lado.

São mídias sociais no celular, um programa de TV ou até aquela soneca depois do almoço. Tudo isso pode atrapalhar seriamente o seu foco no trading. O ideal, portanto, é evitar ao máximo tudo que não seja diretamente relacionado ao trabalho e às operações financeiras.

Ao seguir essas dicas, estamos certos de que você pode aprimorar o seu foco. E, no longo prazo, melhorar os resultados obtidos no Mercado Financeiro. Quer evoluir ainda mais a qualidade do seu trade? Aproveite para se cadastrar nosso curso gratuito ABC do Trading e começar a estudar ainda hoje.