A especulação financeira é vista por muitos como um jogo de sorte ou azar. De fato, ela se diferencia bastante de outras estratégias de trading, como veremos ao longo do artigo. No entanto, não é errado ou proibido adicionar essa técnica ao seu portfólio de maneira organizada e planejada.
Hoje, você vai aprender como funciona a especulação financeira e entender por que ela causa tanta polêmica. Veja como ela pode ser, sim, uma boa oportunidade para tentar alavancar os seus lucros, se usada da maneira correta.
O que é especulação financeira?
A polêmica especulação financeira nada mais é do que uma estratégia de investimento. A ideia é investir em ativos para obter um grande lucro com a sua variação de preço a curto prazo. Ou seja, essa técnica é essencialmente uma operação de trading, mas cuja fundamentação se afasta um pouco das estratégias convencionais.
Por regra, a especulação no Mercado Financeiro também consiste em assumir maiores riscos. Aproxima-se muito mais de uma grande aposta do que de uma avaliação rigorosa das oportunidades. Essas avaliações são feitas por meio de ferramentas de um trader, como a Análise Técnica.
Isso não significa que um especulador vai atirar para qualquer lado. Ele também possui seus filtros para identificar uma grande alta ou baixa do ativo em questão. A diferença está justamente no risco, fator que contribui para uma potencial rentabilidade atrativa, oferecendo um resultado acima da média.
Portanto, podemos resumir a especulação financeira como uma operação que reúne algumas características específicas. São elas:
- Busca por alta rentabilidade a curto prazo.
- Assume um risco acima da média, inclusive sobre todo o capital investido.
- Explora momentos de alta volatilidade.
- Não necessariamente possui um embasamento técnico.
É possível ganhar dinheiro com especulação no Mercado Financeiro?
Ao contrário do que se imagina, a especulação financeira não é algo para amadores perderem dinheiro. Há, sim, uma boa chance de ganhar dinheiro, especialmente se você usar a estratégia de maneira correta. Isto é, entendendo os riscos da operação e utilizando uma quantidade de capital adequada.
Ademais, para o iniciante no Mercado Financeiro, a especulação surge como uma ferramenta muito atrativa pensando em alavancagem. No entanto, justamente pela falta de experiência, essa pessoa tende a sair tentando várias apostas simultâneas. Isso, infelizmente, sem qualquer embasamento técnico nas suas operações. Assim, a maior probabilidade é de que ela acumule prejuízos.
Para traders profissionais, mesmo sem análises tão embasadas, torna-se mais fácil (até automático) observar boas oportunidades para aplicar essa estratégia. Gerenciando corretamente o capital para esse tipo de trading, é possível alavancar seus lucros com os resultados da especulação financeira.
Exemplo de especulação financeira em 2020
Para que tudo fique mais claro, vamos considerar um exemplo prático de como funciona a especulação financeira. Em 2020, começamos o ano com uma perspectiva muito interessante para a economia brasileira. Uma baixa taxa de juros dava a entender que o consumo seria elevado. E os investidores logo se animaram a comprar ativos na Bolsa de Valores.
Por algum motivo especulativo, considerou-se que o Ibovespa estava em patamares muito elevados e otimistas. Apesar de todo o ambiente favorável, algo dava a entender que os preços estavam exagerados. E, portanto, não valeria a pena comprar em Ibovespa (principal índice global do mercado acionário brasileiro).
Dessa forma, uma operação especulativa seria abrir uma posição vendida em Ibovespa – uma estratégia que, podemos dizer, seria “nadar contra a maré”. Ou seja, abrir posição na direção oposta à expectativa de mercado, mesmo que as notícias fossem positivas sobre a economia nacional.
Como sabemos, pouco depois explodiu um grande problema global: a pandemia. Essa crise trouxe, consequentemente, o isolamento social. Não demorou para o Mercado Financeiro reagir, com diversos índices globais despencando. O que fez com que essa operação vendida no Ibovespa trouxesse altos lucros.
Isso é, em essência, uma especulação financeira: uma posição de trading de alto risco, voltada para o curto prazo. Essa posição é frequentemente aberta muito mais com base em feeling do que propriamente em indicadores e ferramentas. Não vai funcionar sempre, sem dúvida, mas pode trazer excelente resultados se você souber filtrar as melhores oportunidades.
Lembrando que, caso você queira aprender mais sobre o universo do trading, oferecemos um curso gratuito no nosso site. Cadastre-se no treinamento ABC do Trading e continue aprendendo sobre especulação financeira e outros aspectos do Mercado Financeiro.