Como investir o 13o salário em 3 passos

Com a chegada do final de ano, muitos brasileiros se empolgam com uma entrada de capital adicional: o 13o salário. O benefício também oferece a possibilidade de que você tenha uma reserva de dinheiro para começar a investir. Ou, preferencialmente, continuar as suas operações no Mercado Financeiro. Mas qual a maneira certa de investir o 13o salário?

Hoje, vamos ver como estruturar o uso desse capital em alguns passos simples. Essa organização vai permitir que você usufrua dos benefícios do universo dos investimentos.

 

Como investir o 13o salário?

Investir o 13o salário não é tão simples quanto parece inicialmente. Isso acontece porque, ao contrário do que se imagina, não basta sair escolhendo aleatoriamente para onde vai o seu dinheiro. É preciso seguir algumas etapas para que o processo seja executado da melhor maneira possível. E então produzir resultados de acordo com os seus objetivos.

Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos alguns passos para que a tomada de decisão seja acertada. Assim, ela não vai pressionar a sua estrutura financeira no curto prazo. Vamos lá!

 

Passo #1 • Garantir que as contas estejam em dia

Apesar de ser ótimo investir o 13o salário, essa não é a primeira finalidade do dinheiro. Para muita gente (e pode ser também o seu caso), essa é uma oportunidade de “desafogar” algumas contas. Estamos falando de alguma despesa acumulada, ou mesmo do pagamento de impostos que vencem em janeiro.

Sendo assim, o primeiro passo vai ser garantir o pagamento das suas contas. Verifique se há uma pendência financeira, se você deseja comprar algo para sua casa. Ou ainda se há oportunidade de garantir uma reserva de emergência, evitando assim sustos no começo do ano que vem.

Essa etapa é burocrática, mas importante. De que adianta encontrar bons ativos no Mercado Financeiro se você está passando sufoco com as contas do mês? Ao endividar-se, você acaba pagando em juros boa parte dos lucros com os investimentos, algo que não faria qualquer sentido.

Ademais, não é necessário investir o 13o salário totalmente. Uma parte dele, de maneira recorrente, será suficiente para produzir bons resultados ao longo do tempo.

 

Passo #2 • Entender os principais objetivos

As contas estão garantidas e você já tem uma reserva de emergência. Agora, o restante do dinheiro pode ser usado como você quiser – algo que inclui, evidentemente, a oportunidade para investir.

Nesse sentido, é essencial entender quais são os seus objetivos ao usar essa quantidade de dinheiro para investir. O que acontece é que o Mercado Financeiro é extremamente amplo, e os ativos disponíveis também variam bastante. Assim, a expectativa é quem vai ditar as ações que podem e devem ser tomadas.

Não se esqueça também de avaliar o seu perfil de investidor. Se é uma pessoa mais conservadora, com medo de perder dinheiro, opte por operações mais seguras. Um perfil mais arrojado, que aceita riscos para maiores lucros, pode usar produtos de maior risco, como CFDs e derivativos.

 

Passo #3 • Estruture o uso do capital

Não é porque você separou uma quantidade de dinheiro para investir que precisa usá-la na totalidade com o mesmo tipo de ativo. Você pode perfeitamente organizar esse capital e direcioná-lo para produtos diferentes.

Um trader, por exemplo, também pode ter parte do seu dinheiro em fundos de investimento. Neles, os gestores vão produzir resultados sem você precisar focar nas operações de maneira individual. A diferença é que, pelo foco nas operações de trading, ele deixará uma pequena parte do dinheiro “congelada” nesses outros ativos.

Esse é um exercício que você também deve fazer com frequência. Assim, com base nos objetivos e na gestão de capital, fica mais fácil escolher as operações adequadas. Dessa forma, você usa bem o dinheiro do seu 13o salário e produz bons resultados com ele.

 

Deu para entender como investir o 13o salário?

Ao seguir essas etapas, você certamente estará mais próximo de alcançar os resultados planejados. Isso porque o capital será destinado de maneira consciente e compatível com seus objetivos enquanto investidor.

Por fim, fica ainda o convite para que você conheça o nosso treinamento online gratuito ABC do Trading. Com o conhecimento necessário sobre o Mercado Financeiro, ficará muito mais fácil tomar boas decisões. E ainda ganhar dinheiro com os seus investimentos, valorizando o que foi recebido no seu 13o salário.

Categorias

Área de Membros (100% GRATUITA)

Conteúdo Exclusivo para Assinantes da

Área de Membros

(100% GRÁTIS)