Os 5 maiores investidores do mundo que você precisa conhecer

Se você acompanha com frequência os nossos conteúdos, já deve ter visto menções sobre como boas referências ajudam no seu crescimento como trader. Não busque por um método secreto e infalível, mas sim por comportamentos (especialmente psicológicos) que colaborem para uma melhor tomada de decisão.

Hoje, vamos compartilhar cinco dos maiores investidores do mundo de todos os tempos. Além de uma biografia bem interessante, todos eles possuem dicas e ensinamentos muito valiosos tanto para um trader, como também para o investidor de longo prazo.

5 investidores do mundo que você precisa conhecer

Abaixo, você encontrará um breve relato sobre cinco dos maiores investidores do mundo no Mercado Financeiro. A ideia é apenas apresentá-los (ainda que sejam figuras bem conhecidas no nosso segmento), mas você pode buscar ainda mais conteúdo sobre cada um deles além deste texto.

Ademais, vale o reforço de quem nem tudo que um investidor pensa ou fala deve ser seguido. No entanto, conselhos de pessoas que já ganharam muito dinheiro são sempre bem-vindos, concorda?

Warren Buffett

Não podemos começar a nossa lista com um nome diferente que não seja Warren Buffett, o bilionário dono da Berkshire Hathaway, uma holding que tem um portfólio invejável de ações e retornos consistentes aos seus sócios e acionistas.

Buffett é um investidor de longo prazo (Buy & Hold), mas suas dicas e conselhos valem para todo tipo de operador — até mesmo para praticantes de Day Trade. Muitas das suas frases, aliás, são frequentemente repetidas. Uma delas que você certamente já ouviu, está na importância de comprar na baixa e vender na alta, um mantra que poucos conseguem aplicar na prática.

Além disso, ele é um dos grandes precursores do Value Investing, uma estratégia dentro da Análise Fundamentalista que visa identificar ações de empresas sólidas, com grande capacidade de gerar bons resultados futuros, mas que estejam negociadas com desconto, isto é, com preços abaixo do que seria o justo para aquele momento.

 

George Soros

Outro nome bastante conhecido entre os maiores investidores do mundo no Mercado Financeiro é George Soros. Nascido em 1930 e de origem húngara, ele precisou lidar com conflitos em sua infância e adolescência, em especial com a invasão Nazista.

Conseguiu sobreviver ao período de perseguição e foi se formar em Economia na Inglaterra antes de conquistar uma verdadeira fortuna, especialmente especulando no mercado de câmbio. Sua atuação acontecia especialmente no curto prazo, mostrando que é possível ganhar dinheiro de diferentes maneiras no Mercado Financeiro.

Entre os fatos marcantes da sua história de investidor estão a criação do seu próprio fundo de investimentos (que chegou a ter em carteira mais de 20 bilhões de dólares) e a fama de ser o “homem que quebrou o Banco da Inglaterra” após apostar na desvalorização da moeda local.

 

Peter Lynch

O terceiro nome da nossa lista é do americano Peter Lynch, um dos maiores investidores de ações de todos os tempos. Ele comandou o Fidelity Magellan Fund, um dos maiores fundos de investimentos da categoria.

Apesar da excelente carreira no Mercado Financeiro, seu início foi apenas como investidor individual, focando em cursos como História e Psicologia, este segundo certamente com grande capacidade de ajudá-lo em momento futuro. Ao longo da carreira, Lynch produziu uma série de conteúdos (como artigos e livros) voltados para orientações e dicas sobre investimentos.

Uma dessas dicas é trabalhar com negócios que você conhece. Outra tese bem conhecida é que um investidor individual tem melhores oportunidades do que grandes gestores na medida em que o simples cotidiano gera excelentes chances de identificar boas operações.

 

Jim Simons

James Simons, mais conhecido como Jim Simons, é um matemático que se consolidou como mais um dos grandes investidores da história. Ele é responsável pela criação do Renaissance Technologies, sua empresa de fundos de investimentos. Obteve grande destaque especialmente ao longo da Crise de 2008, período em que o Mercado Financeiro todo amargou grandes perdas.

O mais interessante sobre Simons é a sua metodologia. Baseado em sua formação original, ele sempre buscou profissionais de áreas correlacionadas, fugindo ao óbvio e contratando matemáticos e astrofísicos para seu time. A sua metodologia também baseou-se em métodos quantitativos. É, sem dúvidas, mais um grande nome da história quando o assunto é investimento.

 

Benjamin Graham

Por fim, outro nome que não pode faltar na nossa lista é de Benjamin Graham. Ele começou a atuar no Mercado Financeiro em 1920 e logo criou sua própria empresa, a Graham-Newman, junto ao seu sócio Jerry Newman.

Talvez o nome não seja tão conhecido como o de Warren Buffett, mas o maior investidor de todos os tempos aprenderam muito com Graham. Além de ser considerado o “pai do Value Investing”, foi na Graham-Newman que Buffett iniciou sua jornada no Mercado Financeiro. 

Benjamin Graham ainda é o autor de uma das mais importantes obras sobre finanças: “O Investidor Inteligente”. O livro é, até mesmo nos dias atuais, um dos mais recomendados para quem deseja se tornar um grande investidor.

Como aprender com os maiores investidores do mundo?

Esses são apenas alguns dos maiores investidores do mundo. A lista poderia ter ainda outros nomes como Charlie Munger, Jesse Livermore ou Ray Dalio. Cada um tem uma forma de atuar no Mercado Financeiro, suas dicas e ensinamentos podem contribuir muito com a sua evolução como trader.

Uma boa notícia é que a maior parte deles tem algum conteúdo produzido, especialmente livros. Assim, a dica que deixamos para aprender com os maiores investidores do mundo é seguir buscando o conhecimento que eles compartilharam ao longo da carreira. Há, certamente, muita qualidade em tudo que foi produzido.

Além disso, o trabalho de um trader ou mesmo de um investidor de longo prazo é seguir buscando conhecimento sempre. Acreditar que já sabe tudo sobre o Mercado Financeiro é um erro que você não pode cometer, pois, o dinamismo do segmento traz novidades constantes aos operadores.

Por fim, se você achou tudo isso muito interessante, mas ainda não criou coragem para começar a operar, cadastre-se no nosso treinamento online gratuito ABC do Trading. Nele, você aprenderá muitos conceitos sobre o Mercado Financeiro e iniciará sua jornada muito mais preparado.