Como se manter informado sobre o Mercado Financeiro e a economia global?

Mercado Financeiro

Mercado Financeiro e a economia global

A informação é o maior diferencial competitivo de um trader. Você já imaginou como seria se soubesse um dia antes que o Banco Lehman Brothers anunciaria sua falência? Ou, para dar um exemplo mais recente, que o Coronavírus estava explodindo em escala global?

Esses dados acabam por serem uma grande forma de operar posições extremamente lucrativas. É claro que, nestes exemplos específicos, são casos extremos. Ainda assim, temos diariamente a oportunidade de encontrar potenciais altas e baixas do Mercado Financeiro mantendo a informação sobre a economia global.

 

Quais as melhores ferramentas para se manter informado sobre o Mercado Financeiro?

O atual ambiente mundial é extremamente dinâmico e competitivo. Retomando o exemplo que demos sobre essa crise de 2020, originada por um vírus lá na China que logo se expandiu para todo planeta, as informações se tornavam antigas com uma velocidade impressionante.

Diariamente, portanto, você tem novidades e notícias dos campos políticos e econômicos que afetam globalmente os países e, consequentemente, o Mercado Financeiro. Para ajudar nesta tarefa de manter informado sobre a economia mundial, separamos a seguir algumas ferramentas que podem ajudar nesse sentido.

 

Newsletter das corretoras

O marketing de conteúdo é extremamente relevante para diferentes perfis de negócio. Ele implica na necessidade das empresas de gerar conteúdo gratuito e relevante para o seu público-alvo antes de efetivamente gerar vendas. Assim, trata-se de uma forma de mostrar autoridade e relevância no segmento.

Neste cenário estão também as corretoras de valores, plataformas que oferecem diversos produtos financeiros para operações por parte dos seus clientes. E, para aumentar sua base de usuários, elas investem fortemente em compartilhamento de informação que ajude os seus clientes a tomar melhores decisões.

Assim, muitas delas oferecem newsletters semanais — e-mails que você assina gratuitamente e recebe as últimas informações do Mercado Financeiro (geralmente com frequência diária). Essa newsletter costuma, inclusive, ser batizada de Morning Call. É, sem dúvidas, uma excelente forma de manter-se informado sem precisar investir nada além de tempo.

 

Sites de cotações financeiras

Para o trabalho de um trader, os sites de cotações são ótimas ferramentas para manter-se informado sobre o Mercado Financeiro. É claro que eles não servem para as operações, até por um certo atraso na atualização dos preços em relação ao que você tem no Home Broker da sua corretora.

No entanto, muitos deles trazem informações bem completas, incluindo gráficos focados em critérios utilizados pela Análise Técnica. É o caso do Trading View, por exemplo, ferramenta que oferece conteúdo bem atualizado sobre diferentes classes de ativos.

Leia mais sobre o assunto:

Quais são os principais tipos de fundos de investimentos?

Enciclopédia do Trading: conheça os principais termos do mercado financeiro.

Fundos de ações: vale a pena dar o seu dinheiro para outra pessoa investir?

Twitter

Embora seja essencialmente uma rede social, o Twitter é outra ferramenta poderosa na busca por informações sobre o Mercado Financeiro. Isso porque a informação compartilhada por lá é praticamente instantânea, portanto, é possível obtê-la antes mesmo de uma notícia oficial nos grandes portais.

É claro que, no universo das mídias sociais, há também bastante distração. É necessário então criar filtros para que você não caia na tentação e perca o foco original. Para isso, crie um perfil como trader e tente seguir apenas usuários que tenham alguma relevância para as suas operações como jornalistas, economistas e outros profissionais do Mercado Financeiro.

Além disso, em situações específicas, você pode realizar pesquisas de termos específicos, encontrando notícias quase que em “primeira mão”, algo que pode ser extremamente útil no seu trading. Se você puder pesquisar em inglês, melhor ainda.

Portais de notícias

No contexto de ferramentas para manter-se informado sobre economia, não podemos ignorar a relevância dos grandes portais. O Mercado Financeiro, afinal, não vive em uma bolha econômica. Diversos acontecimentos podem influenciá-lo como questões políticas, ambientais ou, como já mencionamos neste artigo, problemas de saúde pública.

Assim, estar por dentro dos fatos mais relevantes é sempre importante para um trader traçar tendências para o comportamento do mercado e explorar essas oportunidades. Além disso, não olhe apenas para a sua região. Com a globalização atual, os impactos de grandes centros econômicos se replicam com uma velocidade impressionante em outros mercados mais distantes.

Veja alguns sites que você pode adicionar à lista de favoritos para conferir notícias:

 

 

Essas são algumas das principais formas de você manter-se atualizado sobre as informações do Mercado Financeiro. No entanto, fique sempre antenado porque constantemente surgem novas ferramentas e plataformas que podem ajudar a encontrar boas oportunidades de operações.