Independentemente da profissão, a maioria das pessoas tem um desejo em comum: o sucesso. Essa é uma questão um tanto quanto relativa, sim. Mas ser bem-sucedido profissionalmente é algo que enche qualquer um de orgulho e satisfação. E no caso de um trader de sucesso? Como atingir esse patamar positivo, dado que não há, nesse caso, um plano de carreira tradicional?
Ao contrário do que pode parecer, ser um trader de sucesso vai além de um saldo alto e positivo na conta. Existem alguns comportamentos que ajudam a atingir esse objetivo e a tornar você bem-sucedido no Mercado Financeiro. Vamos entender quais são esses fatores.
O que é um trader de sucesso?
Existem diversas razões pelas quais um trader pode ser considerado um profissional de sucesso. Apesar disso, é impossível evitar a principal questão: essa pessoa precisa ganhar dinheiro no Mercado Financeiro.
É fato que, na renda variável, ganhar dinheiro não é fácil. E, uma vez que você atua nessa função, acaba tendo como objetivo principal a lucratividade. Ninguém abre posições sem visar acumular capital e encerrá-las com mais dinheiro do que tinha ao entrar no mercado.
Só que os resultados são apenas a ponta do iceberg, para usar uma analogia comum do campo da Psicologia. Você pode até ser lucrativo por um período curto de tempo sem qualquer tipo de preparação. No longo prazo, contudo, esse desafio aumenta.
Portanto, um trader lucrativo é, acima de tudo, um profissional do Mercado Financeiro que possui uma série de características importantes. Por exemplo:
- Saber gerenciar o seu capital.
- Lidar com o controle emocional em momentos de alta volatilidade.
- Dominar uma estratégia que permita a lucratividade.
Ou seja, o ganho de dinheiro é apenas consequência de um bom trabalho para o trader de sucesso.
Como ser um trader de sucesso no Mercado Financeiro?
Você gosta da ideia de ser um trader e deseja ser bem-sucedido na sua carreira como profissional do Mercado Financeiro? Então vai precisar ter domínio sobre algumas características. Para ajudá-lo, listamos a seguir algumas dicas de comportamentos desejáveis para um trader de sucesso. Vamos conferi-las!
1. Gestão de capital e controle emocional são a base de tudo
É normal que, para iniciantes no Mercado Financeiro, o aspecto mais importante seja a estratégia ou a abordagem dos ativos. No entanto, por incrível que pareça, esse é apenas um detalhe. Você pode perfeitamente ganhar dinheiro com uma série de abordagens e técnicas distintas. Mas, para isso, não pode abrir mão de dois pilares: gestão de capital e controle emocional.
A gestão de capital diz respeito ao gerenciamento do seu dinheiro. Em outras palavras, saber o quanto dele será exposto em cada operação, equilibrando risco e retorno. Imagine que você encontrou uma boa oportunidade, mas sabe que essa operação tem muita chance de dar errado. Então não deve exagerar na quantidade de dinheiro, certo?
O outro pilar é o controle emocional, que envolve a capacidade de não se desesperar em momentos de adversidade. Assim, em uma sequência de prejuízos, algo natural na vida de um trader de sucesso, você encara a situação com normalidade. E lida com isso sabendo que faz parte do processo de quem vive do Mercado Financeiro.
2. Seja especialista em um mercado
Outra situação bem comum para o iniciante é querer fazer de tudo no Mercado Financeiro. Por exemplo, a pessoa se empolga em negociar moedas no Mercado Forex. Mas também quer comprar e vender ações, assim como acha incrível trabalhar com derivativos. Ao usar todos os ativos possíveis, o desafio torna-se maior porque você não será especialista em nada.
Veja bem, isso não significa que você deva saber desde o começo qual é o seu mercado ideal. Na prática, iniciar testando um pouco de tudo não é necessariamente ruim. Esse comportamento permite que você conheça os mercados e veja aquele com qual seu perfil se identifica melhor. Com o passar do tempo, contudo, a especialização é um fator importante para produzir bons resultados.
3. Opere em mercados que oferecem liquidez
Ainda pensando nos mercados: para um trader de sucesso, é muito importante que exista um bom volume de negociação. Sendo assim, é essencial trabalhar com ativos que ofereçam liquidez. Isto é, muitos investidores comprando e vendendo posições.
Acontece que o trabalho do trader é aproveitar a oscilação de preço de um ativo em curtos intervalos de tempo. E, ao operar com ativos que não ofereçam essa característica, você corre um risco: não conseguir fechar uma posição quando desejar ou, o que é ainda pior, quando for preciso.
Assim, não basta saber quais os seus mercados ideais. Um trader de sucesso precisa ter a dimensão das condições necessárias para que ele possa executar a sua estratégia – independentemente de como ela for construída.
4. Saiba quando abrir e fechar uma posição
Um trader de sucesso também costuma ter um plano traçado para cada estratégia. Em outras palavras, ele sabe perfeitamente a hora de abrir e fechar uma posição. Aqui, não estamos dizendo que você precisa adivinhar quando algo vai acontecer. Mas sim que o seu plano operacional precisa indicar o que fazer em cada situação.
Para isso, o trader pode utilizar mecanismos de stop loss e stop gain. São ferramentas para o encerramento automático de uma posição quando o ativo atingir um determinado patamar de preço. Isso ajuda a evitar o impacto emocional – tanto na ganância (para os ganhos) como para torcer por uma recuperação (para as perdas) que talvez nunca venha a acontecer. Ambos os cenários levam a um grande prejuízo.
5. Busque conhecimento constantemente
Por fim, claro, não podemos ignorar a importância do conhecimento técnico como forma de conhecer profundamente o Mercado Financeiro. Ao compreender o funcionamento dele, fica muito mais fácil traçar as suas estratégias. Dessa forma, você sabe como agir em cada momento ou situação.
E nós podemos ajudá-lo com essa dica. Preparamos um treinamento online gratuito, o ABC do Trading, destinado a quem deseja ser um trader de sucesso. Aproveite para começar hoje mesmo e aprender tudo que envolve o Mercado Financeiro e as atividades de um trader profissional.