Circuit Breaker: o que é e como agir quando acontece?

O ano de 2020 foi marcado por uma série de eventos atípicos e inesperados. Em função da pandemia de COVID-19, os governos se viram obrigados a estabelecer um isolamento social. E isso, inevitavelmente, afetou a economia e as empresas que a compõem.

Quando temos um cenário como esse, é natural que os investidores acabem cedendo ao pânico. Essa comoção se reflete em volatilidade nas Bolsas de Valores – isto é, uma mudança brusca e repentina nos preços dos ativos. Nesse caso, pode ser utilizado um mecanismo em caráter de urgência: o Circuit Breaker.

 

O que é um Circuit Breaker?

Circuit Breaker é o recurso utilizado pelas Bolsas de Valores para interromper a negociação de ativos em momentos de alta volatilidade. Ele pode ser acionado em momentos de baixa, como ocorreu ao longo de 2020 em diversos centros do mundo. E também em fortes movimentações fora de um padrão.

O objetivo desse congelamento da Bolsa de Valores é acalmar os ânimos dos investidores e reduzir a volatilidade do mercado. É como se o mercado gritasse “calma!” e recomendasse que todos fossem beber uma água antes de retomar as negociações.

O intuito é proteger o valor dos ativos. Espera-se evitar que, em função do pânico, ocorram perdas de valor generalizadas. Afinal, essas perdas podem afetar a economia ainda mais do que a situação que gerou esse desespero no mercado.

 

Como funciona o Circuit Breaker?

Não existe um regra global para a aplicação de um Circuit Breaker. Ele é definido em cada localidade de acordo com os seus próprios regulamentos. No Brasil, por exemplo, a Bolsa de Valores local estabelece os seguintes critérios para o congelamento das suas atividades:

 

  • Suspensão de trinta minutos caso as quedas sejam de 10% ou mais em relação ao fechamento do dia anterior.
  • Suspensão de uma hora caso as quedas sejam de 15% ou mais em relação ao fechamento do dia anterior.
  • Suspensão por tempo indeterminado caso as quedas sejam de 20% ou mais em relação ao fechamento do dia anterior.

 

Vale observar, contudo, que em outras localidades o mecanismo é diferente. Veja os Estados Unidos, por exemplo. A primeira suspensão das atividades é acionada assim que o mercado atinge queda de 7% em relação ao fechamento anterior. A duração dessa pausa é de apenas quinze minutos, metade do tempo definido pela B3 (Bolsa de Valores do Brasil).

Se a queda persistir, ocorre o segundo Circuit Breaker das Bolsas de Valores dos Estados Unidos. Ele é acionado ao atingir uma perda acumulada de 13%. Ou seja, são regras diferentes das que temos no Brasil, e o mesmo vale para outros ambientes (como Europa e Ásia).

 

Como um trader pode lidar com o Circuit Breaker?

Para um trader, momentos de alta volatilidade não são ruins. O objetivo é lucrar com a oscilação de curto prazo dos ativos. Então esse pânico de mercado representa uma excelente oportunidade. O trader pode alcançar bons resultados de lucro em um horizonte temporal realmente curto.

Nesse ponto, precisamos nos lembrar de algo importante. O investidor de longo prazo, na maioria das vezes, atua basicamente comprando. O trader, ao contrário, pode abrir posições em qualquer direção. Ou seja, essas quedas podem ser aproveitadas com posições vendidas, permitindo o lucro mesmo em cenários muito negativos da economia.

O problema é que o Circuit Breaker congela todas as negociações quando identifica quedas muito acentuadas. E o que isso significa? Caso você tenha uma posição aberta, também precisará aguardar o retorno do mercado para poder encerrá-la (seja em lucro, seja em prejuízo).

Embora essa situação possa deixar alguns iniciantes ansiosos e angustiados, não há motivo para desespero. O Circuit Breaker vale para todos os investidores. E, enquanto as negociações estiverem suspensas, nada vai acontecer no mercado. Aguarde o retorno das atividades e aproveite o tempo para definir qual será sua estratégia na retomada das operações.

 

Trading: controle emocional e conhecimento

Essa é apenas uma das situações às quais um trader está exposto na sua rotina profissional. Para lidar bem com impactos no controle emocional, é importante que você esteja preparado e com o conhecimento técnico em dia. Ainda está começando no Mercado Financeiro? Fica o convite para conhecer e se cadastrar no nosso treinamento online gratuito: o ABC do Trading.

Categorias

Área de Membros (100% GRATUITA)

Conteúdo Exclusivo para Assinantes da

Área de Membros

(100% GRÁTIS)