Quais são os principais indicadores da Análise Técnica?

Para ganhar dinheiro no Mercado Financeiro, existem diversas estratégias que filtram as operações que valem a pena. Investidores de longo prazo, por exemplo, costumam utilizar a Análise Fundamentalista. Eles observam os indicadores de uma companhia e os dados mais importantes, sempre pensando no crescimento. Para os traders, a metodologia mais indicada é a Análise Técnica.

Traders estão sempre focados na oscilação a curto prazo do preço dos ativos. Por isso, a Análise Técnica, também chamada de Análise Gráfica, é a ideal para esses profissionais. Hoje, vamos apresentar alguns dos principais indicadores da Análise Técnica e como eles podem contribuir para o trading.

 

Quais são os principais indicadores da Análise Técnica?

Caso você ainda não conheça a Análise Técnica, vamos explicar essa abordagem do Mercado Financeiro. Ela consiste em utilizar os gráficos e o comportamento do preço de um ativo para identificar uma tendência – seja ela de crescimento ou de desvalorização.

Nesse ponto, vale lembrar que a atuação de um trader é em curto ou curtíssimo prazo na maior parte das vezes. Ele não pretende segurar os ativos por anos, mas sim aproveitar a oscilação para lucrar no mercado. Sendo assim, os dados da Análise Gráfica costumam ser de grande valia nesse tipo de operação.

Vamos conhecer então alguns dos indicadores da Análise Técnica e como eles ajudam o trader na sua tomada de decisão.

 

1. Média Móvel

O primeiro indicador da Análise Técnica que você pode utilizar são as médias móveis. Trata-se de curvas traçadas utilizando a média de preço do ativo ao longo de alguns dias. Esse período pode ser personalizado para o objetivo da análise.

Existem, em suma, dois tipos principais de médias móveis que um trader pode adotar:

 

  • Média Móvel Simples (MMS): usa a média aritmética simples para calcular a média de preço do ativo em função do período selecionado.
  • Média Móvel Exponencial (MME): ao contrário da MMS, a MME trabalha com uma média ponderada, oferecendo maior peso aos dias mais recentes no seu cálculo. Essa metodologia traz um cenário mais próximo do real, especialmente quando o horizonte temporal é mais longo.

 

O objetivo de ambas as ferramentas é mostrar uma tendência de preço para o ativo. Isto é, se as médias vão aumentando ou diminuindo ao longo do tempo. Há, inclusive, estratégia que mesclam períodos diferentes e utilizam o cruzamento de curvas como ponto de entrada no mercado. Abordamos com detalhes as médias móveis neste artigo, caso você tenha interesse.

 

2. Volume (UniTrader Index)

Outro indicador da Análise Técnica, muito relevante para um trader, é o volume. Ele consiste na quantidade de dinheiro que vem sendo utilizada no Mercado Financeiro. Quando ela aumenta, isso representa a entrada dos grandes investidores e pode sinalizar uma reversão de tendência.

Existem ferramentas muito úteis para esse tipo de análise, como o Fluxo de Ordens. Ele permite, em conjunto com outros indicadores, identificar um ponto ótimo para abrir a sua posição no mercado. Para ajudá-lo com esse objetivo, aliás, nós criamos o nosso próprio indicador: o UniTrader Index.

Geralmente, o aumento de volume representa também uma disputa entre compradores e vendedores. O “vencedor” dessa disputa acaba por gerar uma nova tendência de preço para o ativo. E o trader pode aproveitar esse momento para seguir essa tendência e lucrar até a estabilização do preço.

 

3. Índice de Força Relativa (IFR)

O Índice de Força Relativa é uma ferramenta matemática que mede o momento do preço de um ativo. Aqui, o foco está em identificar se o mercado já fez muita força em uma direção (seja ela de alta, seja ela de baixa).

Para esse objetivo, o IFR é calculado em uma escala de 0 a 100. Quanto maior o indicador, maior o peso da posição comprada. Quanto menor o indicador, maior o peso da posição vendida. Assim, podemos dizer que ele se comporta como uma espécie de termômetro do que os investidores estão fazendo no mercado.

Em termos de ação para o trader, o Índice de Força Relativa pode sinalizar uma reversão de tendência nos extremos. Isto é, ao apresentar valores abaixo de 30 ou acima de 70, isso representaria a proximidade de um fundo ou de um topo, respectivamente. Assim, uma mudança de tendência estaria chegando.

 

4. Stop de Volatilidade (ATR)

A volatilidade representa a velocidade e a força pelas quais os ativos se movem. Apesar de assustar um pouco os iniciantes, ela é muito bem-vinda para um trader experiente. Isso porque oferece oportunidades de altos lucros em curtos intervalos de tempo. Por outro lado, os movimentos contra a sua posição também podem ser fortes.

Por esse motivo, é válido para um trader monitorar a volatilidade do mercado. E uma forma de fazê-lo é por meio do Stop de Volatilidade (ATR). Essa ferramenta calcula o stop loss ideal de acordo com a volatilidade do mercado. Ou seja, ela permite que você equilibre o risco e a sua exposição em cada momento do Mercado Financeiro.

 

5. Suporte e resistência

Por fim, não podemos nos esquecer dos clássicos indicadores de suporte e resistência de um ativo. Aqui, estamos falando de linhas imaginárias, tanto no topo quanto no fundo de um gráfico de preço. Quando o valor do produto se aproxima dessas linhas, tende a recuar e se manter entre suporte e resistência.

Por outro lado, quando ocorre um rompimento dessas linhas imaginárias, o comportamento do mercado pode indicar uma nova tendência. Ou seja, o preço pode se ajustar novamente – e o trader aproveitar essa oscilação para lucrar.

 

Qual é o melhor indicador da Análise Técnica?

Como vimos, a Análise Técnica oferece uma série de indicadores e ferramentas para o trader caprichar na tomada de decisão. O ideal, inclusive, é combinar alguns deles para reduzir a chance de erro. Vale lembrar que esses indicadores da Análise Técnica são baseados em dados e, portanto, são números frios. Uma observação qualitativa é sempre bem-vinda.

Ficou interessado em aprender mais sobre os indicadores da Análise Técnica? Nós temos um curso gratuito completo: o ABC do Trading. Cadastre-se para ter acesso a todo o conteúdo sobre essa e outras temáticas que envolvem o trabalho de um trader.

Categorias

Área de Membros (100% GRATUITA)

Conteúdo Exclusivo para Assinantes da

Área de Membros

(100% GRÁTIS)