Quais os principais riscos de ser um trader?

Que a atividade de trading possui risco, isso não é uma novidade. Afinal, ela pertence à renda variável – cuja principal característica, como o próprio nome sugere, é a oscilação dos resultados. Mas o quanto isso impacta a vida do trader? Será que existem riscos para o trader além daqueles inerente à atividade?

 

Quais são os principais riscos da vida de um trader?

Quando falamos de riscos, precisamos entender as várias áreas que afetam os resultados e os comportamentos de um trader. Isso porque, ao contrário do que se imagina, essa é uma tarefa multidisciplinar. Ela exige habilidades diversas, que vão além da parte técnica de uma operação de trading.

Esse é um aspecto que não pode ser ignorado, pois em muitas oportunidades pode afetar outras áreas da sua vida – em especial no que tange ao aspecto psicológico. Vamos então conferir algumas dessas situações e como lidar com elas.

 

Risco financeiro

Por ser uma atividade de investimentos, não podemos começar a nossa lista sem considerar o sempre presente risco financeiro. Aqui, claro, falamos da possibilidade de ter prejuízo com as suas operações, pois é um dos panoramas da renda variável.

Embora ninguém entre nesse mercado para perder dinheiro, esse cenário precisa ser bem transparente a todos os investidores. Caso contrário, você tem o risco de se assustar com os próprios resultados. E, dessa forma, acaba se frustrando com as suas decisões dentro do Mercado Financeiro.

É justamente por esse ponto que defendemos alguns ajustes na maneira como você deve se comportar no mercado. Em primeiro lugar, vale sempre reforçar, é fundamental ter uma boa gestão de capital. Ela evita que uma única posição comprometa todo o dinheiro destinado ao trading.

Além disso, outra dica importante em relação ao risco financeiro é começar com pouco. Nas suas primeiras operações, é natural perder dinheiro. Você ainda está explorando o mercado e conhecendo as possibilidades. Assim, nessa etapa, quanto menor a quantidade de capital, mais tranquilo será lidar com essas oscilações.

 

Risco do vício

Trading não é jogo, mas isso não significa que você não possa ficar viciado em operar se não tiver algum cuidado. Isso é bem mais normal do que parece. Gera a necessidade de estar o tempo todo acompanhando o mercado e buscando alguma posição ou oportunidade.

A verdade é que, como qualquer atividade profissional, um trader deve equilibrar suas tarefas de mercado com a vida pessoal – almoçar em família, fazer uma atividade de lazer ou qualquer outra coisa que envolva a sua rotina particular.

Abrir mão de todas essas coisas apenas para se manter no mercado pode indicar algum transtorno. E, se não cuidado, ele leva ao vício. É importante estar atento a isso para manter a saúde mental. Essa precaução evita desgastes de relacionamento ou até mesmo efeitos financeiros dessa fixação por estar operando o tempo todo.

Ademais, vale lembrar, o mercado funciona todos os dias. Você pode trabalhar no horário que achar oportuno e, mesmo assim, ser lucrativo. A sensação de que você está “perdendo uma oportunidade” é comum, claro. Mas tem muito mais a ver com aspectos psicológicos do que com a realidade de um trader.

 

Risco psicológico

Já que mencionamos a psicologia, esse é outro risco importante na vida de um trader. Não por acaso, sempre abordamos o controle emocional como um dos pilares para quem deseja obter sucesso no Mercado Financeiro.

A verdade é que a nossa mente é constantemente testada. Temos uma grande necessidade de manter foco e concentração mesmo quando as coisas dão errado. Em alguns dias, você vai operar comprando e o ativo vai desvalorizar. Em outros dias, vai abrir uma posição vendida e o mercado vai subir. E é preciso lidar com essa situação com naturalidade.

O ponto aqui é que, muitas vezes, nosso maior medo no mercado não é nem a chance de perder dinheiro. Em certos momentos, é pior o receio de fracassar em uma atividade na qual você deposita muitas esperanças. Sem saber disso, o trading pode levar ao desenvolvimento de alguns problemas psicológicos.

 

Como lidar com os riscos da vida de trader?

A ideia deste artigo foi mostrar que o dia a dia de um trader vai além da parte técnica. Ele precisa lidar com diferentes questões na sua rotina. E qual a melhor forma de compreender todas essas questões e manter a positividade mesmo em dias ruins? Por meio do conhecimento e da experiência de mercado, algo que podemos chamar de tempo de tela.

A experiência é adquirida individualmente, por meio das suas próprias operações. Já com o conhecimento nós podemos ajudar. Conheça ainda hoje o nosso treinamento online ABC do Trading. Saiba como ele pode contribuir para melhorar suas operações e lidar melhor com esses riscos que abordamos ao longo do artigo.

Categorias

Área de Membros (100% GRATUITA)

Conteúdo Exclusivo para Assinantes da

Área de Membros

(100% GRÁTIS)